As câmeras de segurança da Arena Castelão registraram o momento em que um membro do Conselho Fiscal do Fortaleza abraçou e beijou uma jovem sem o consentimento dela. O crime teria acontecido durante a partida do time contra o América-RN no último sábado (3).
O homem de 44 anos foi preso em flagrante por importunação sexual. Após passar por uma audiência de custódia nesta segunda-feira (5), foi liberado para aguardar o andamento das investigações.
Conselheiro do Fortaleza é preso
De acordo com o relato da vítima, uma jovem de 18 anos, que teve a sua identidade preservada, ela estava trabalhando no setor premium da Arena Castelão. Foi quando o homem se aproximou, sem proferir nenhuma palavra.
O dirigente do Fortaleza a abraçou e beijou sem o seu consentimento. “Eu fiquei em choque! Uma pessoa que eu nunca vi na vida, nunca troquei nenhuma palavra e ele simplesmente me abraçou e me beijou”, relatou a vítima em entrevista ao g1.
Homem nega a versão
A defesa do homem, conduzida pelo advogado Iury Ribeiro, negou a versão de importunação. Pelo contrário: argumento que a situação “não passou de um mal-entendido”, segundo entrevista dada ao g1:
“Ele confundiu a moça com uma conhecida e foi cumprimentar ela, em nenhum momento com más intenções. […] Para a acusação de importunação sexual, é importantíssimo a observação do dolo de satisfação de lascívia própria ou de terceiro, e em nenhum momento isso aconteceu, as próprias filmagens e relatos de testemunhas afirmaram que o senhor apenas se confundiu.”
A vítima, no entanto, questiona a versão apresentada pela defesa do suspeito, uma vez que, antes do beijo, que ocorreu próximo ao rosto, o homem já havia se aproximado dela. “Fiquei entretida no telefone. Dá para ver que ele olhou bem para mim antes de ter aquela atitude”, relatou a moça.
A jovem foi acompanhada pela mãe até a Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza. No local, o homem foi autuado em flagrante por importunação sexual.
Pressão para não fazer denúncia
A jovem afirmou que foi pressionada a não realizar a denúncia, tanto por membros do Fortaleza quanto por policiais presentes no local. “Eu não sabia quem ele era. Quando cheguei lá embaixo, várias pessoas do Fortaleza [time] vieram falar comigo para que não registrasse o boletim de ocorrência. Os próprios policiais colocaram pressão, que não iria dar em nada”, contou ela.
Fortaleza se pronuncia
Diante do acontecimento, o Fortaleza se pronunciou e anunciou que o homem já está fora do quadro social do clube:
O Fortaleza Esporte Clube repudia qualquer forma de violência contra as mulheres, tanto nas dependências esportivas quanto fora delas.
O Clube lamenta profundamente os acontecimentos do último sábado (3) e disponibiliza-se a colaborar integralmente com as investigações, bem como a oferecer suporte psicológico e jurídico à vítima.
Em inúmeras ocasiões, o Fortaleza tem promovido e apoiado iniciativas voltadas à prevenção de variadas manifestações de violência, como o combate ao feminicídio, a divulgação do Disque 180, a campanha da câmara do desrespeito e campanha #ElasSãoInsubstituíveis, por exemplo.
Além disso, há mais de um ano, o Clube recebe em todos os seus jogos na Arena Castelão o Ônibus Lilás, unidade móvel da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), do Governo do Estado do Ceará, que presta assistência às mulheres em situação de violência.
Por tudo isso, o Clube seguirá vigilante no combate à violência de gênero e suas mais diversas manifestações.