A crise no Barcelona, que anunciou a saída do técnico Xavi ao final da temporada, pegou muitos torcedores de surpresa. O assunto, inclusive, foi um dos temas principais abordados por Deco em sua entrevista ao jornal catalão “La Vanguardia”.
Em reportagem divulgada nesta segunda-feira (4), o diretor brasileiro discutiu os desafios enfrentados no mercado de transferências. Além disso, ele se mostrou bastante surpreso com a decisão de Xavi ao sair do Barcelona.
O que disse Deco?
Na entrevista ao jornal, Deco destacou que o clube estava planejando o futuro do Barcelona, em que contava com a presença de Xavi no planejamento. “Ainda estamos surpresos com a decisão de saída de Xavi. Com ele estávamos planejando o futuro do Barça”, destacou o dirigente.
“Há semanas que estávamos planejando contratações como a do Vitor Roque, decidindo se precisávamos contratar em janeiro devido à lesão do Balde. Eu adoraria contratar Ronaldinho, Eto’o e Deco, mas eles já não existem e não estão disponíveis no mercado”, destacou Deco.
A situação de Vitor Roque no Barcelona
Deco também comentou sobre a situação de Vitor Roque. O atacante, que pertencia ao Athletico-PR, enfrentou dificuldades nos primeiros cinco jogos com poucos minutos em campo e sem marcar gols.
No entanto, nas últimas duas partidas, conseguiu marcar duas vezes. Dessa forma, o dirigente expressou seu apoio ao jovem atleta. Ele ainda saiu em defesa do jovem. “Vocês mataram o garoto antes dele começar a jogar”, citou Deco.
O diretor ainda deu exemplo de outras contratações feitas por clubes europeus a altos custos. “O Liverpool contratou Darwin Núñez 90 milhões de euros. O Newcastle pagou 70 milhões de euros por Isak”, destacou Deco.
Ele ainda comentou sobre essa análise de valores que está sendo feita em relação a Vitor Roque. “A análise de preços deverá ser feita dentro de algum tempo. Não foi muito caro, pagamos bem por um jogador que precisávamos”, finalizou.
Deco sai em defesa de Raphinha
Outro brasileiro que tem sido alvo de críticas na Espanha é o atacante Raphinha. Desde o dia 11 de janeiro, o jogador tem enfrentado problemas físicos na atual temporada, desfalcando a equipe.
Deco relembrou a acirrada disputa pela contratação do ex-jogador do Leeds. “Não se esqueça que Chelsea e Arsenal queriam contratar Raphinha. Ele acabou jogando mais que Dembélé com mais gols e assistências”, afirmou o diretor do clube.
Futuro do Barcelona sem Xavi
Com a saída já anunciada de Xavi ao final da temporada, o dirigente também falou sobre o futuro no comando da equipe. De acordo com a imprensa local, Thiago Motta, atualmente no Bologna, é o favorito do Barcelona. Outra opção seria Rafa Márquez, atualmente comandando o Barcelona B.
“Klopp é um treinador de topo, mas não creio que seja o momento de falar sobre isso. Temos muitas opções. O futuro treinador será discutido mais tarde. Ainda não falamos com nenhum outro técnico. Tem que ser alguém que queira seguir o nosso plano de trabalho, jogando bom futebol e com ambição”, afirmou Deco.
“Não acompanho o trabalho do Motta regularmente porque não estou acostumado a acompanhar o Bologna. Rafa Márquez está aqui. É jovem mas está crescendo, melhorando muito. Vai se desenvolver bem aqui”, finalizou o diretor.