O Flamengo empatou em 0 a 0 com o Vasco no último domingo (4), pelo Campeonato Carioca. No entanto, nos minutos finais, o time rubro-negro teve a oportunidade de conquistar os três pontos, mas Gabigol desperdiçou um pênalti.
O camisa 10 teve a oportunidade de garantir a vitória para o Flamengo no final do clássico. Durante o jogo, Arrascaeta foi derrubado por João Victor na área. No entanto, Gabigol bateu o pênalti fraco, e Léo Jardim fez a defesa.
Nas redes sociais, vários torcedores expressaram suas reclamações, alegando que o goleiro Léo Jardim estava com ambos os pés à frente da linha antes da cobrança de Gabigol. No entanto, a regra estipula que apenas um pé pode estar à frente da linha, sendo obrigatório que o outro permaneça sobre ela.
Flamengo reclama de imagens inconclusivas
A cobrança desperdiçada pelo atacante foi motivo de reclamação por parte do Flamengo, que, a convite da Ferj, foi até a cabine do VAR para analisar as imagens. De acordo com o diretor executivo Bruno Spindel, as câmeras utilizadas pelo árbitro de vídeo não forneceram conclusões claras.
“Dentro da linha de transparência da Ferj, após o jogo havia uma dúvida se o Léo Jardim havia se adiantado ou não. A melhor imagem disponível no VAR que nos foi mostrada, na cabine do VAR, mostrou a melhor câmera disponível e por essa imagem não deu para se concluir”, afirmou Spindel.
“O Flamengo foi à Ferj, foi recebido, as imagens foram mostradas e não tem imagem que conclua com segurança que o goleiro se adiantou”, finalizou o diretor executivo do Flamengo.
Gabigol e os pênaltis
A fase de Gabigol no Flamengo não está favorável. Um dos últimos pontos fortes do atacante do Rubro-Negro, a eficácia na cobrança de pênaltis, tem deixado a desejar. A perda da penalidade no clássico contra o Vasco, neste domingo, marca a quarta vez no período de um ano, desde o início de 2023 até fevereiro deste ano.
Nas quatro primeiras temporadas no rubro-negro, o camisa 10 já tinha desperdiçado a mesma quantidade de cobranças no total.
Ao todo, Gabigol já realizou 50 cobranças de pênaltis pelo Flamengo, convertendo 42 delas. Com isso, o jogador alcançou um aproveitamento de 84%.
Sob essa perspectiva, quando o atacante está na marca da cal, é quase uma garantia de gol. No entanto, nos últimos 12 meses, essa certeza não é mais tão clara. Das 12 cobranças nesse tempo, ele acertou oito, resultando em um aproveitamento de 66%.
Apesar dos pênaltis perdidos por Gabigol, a maioria deles não resultou na derrota do Flamengo. O único caso em que isso ocorreu foi contra o Santos, em 2021, pelo Campeonato Brasileiro. Nas demais partidas, o Rubro-negro venceu cinco vezes e empatou em duas ocasiões.
Pênaltis perdidos por Gabigol
De acordo com levantamento do Globo, os pênaltis perdidos por Gabigol aconteceram nos seguintes jogos:
- Flamengo 3 x 0 Botafogo: Carioca de 2020 – acertou na trave
- Flamengo 0 x 1 Santos: Brasileiro de 2021 – acertou na trave
- Flamengo 3 x 0 América-MG: Brasileiro de 2022 – mandou para fora
- Flamengo 4 x 1 Bragantino: Brasileiro de 2022 – acertou na trave
- Flamengo 3 x 1 Volta Redonda: Carioca de 2023 – goleiro adversário defendeu
- Flamengo 1 x 1 Cruzeiro: Brasileiro de 2023 – acertou na trave
- Flamengo 2 x 0 Grêmio: Copa do Brasil – goleiro adversário defendeu
- Flamengo 0 x 0 Vasco: Carioca 2024 – goleiro adversário defendeu