Apesar de ter a seu favor uma cobrança de pênalti, o Flamengo não conseguiu evitar o empate em 0 a 0 com o Vasco no último domingo (4). A partida aconteceu no Maracanã, em jogo válido pela 6ª rodada da Taça Guanabara.
Na partida, que foi bastante equilibrada, o Rubro-Negro ainda teve um pênalti no final da partida. No entanto, Gabigol bateu fraco na bola e desperdiçou o que poderia ser o único gol do duelo.
Tite analisa resultado do Flamengo
Após o resultado, o técnico Tite concedeu uma entrevista coletiva em que comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelo Rubro-Negro no clássico. Além disso, o treinador enfatizou a necessidade de paciência para a evolução da equipe.
“No transcurso todo do jogo, fizemos a iniciação e construção média com boa qualidade. No primeiro tempo, faltou um pouco mais de objetividade e finalização. Não de bola aérea, mas de jogadas de combinação com Pedro de pivô ou infiltrações”, analisou Tite.
“No segundo tempo, teve volume, infiltração e finalização. Aumentou o número no segundo tempo. Também vimos que o adversário bloqueava (as infiltrações). É um processo de evolução da equipe, neste último terço. Da melhor escolha, da finalização…”, completou o treinador do Flamengo.
A bola foi um problema, diz Tite
Por conta da forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro, o gramado do Maracanã apresentou várias imperfeições durante a partida. No entanto, Tite identificou outro problema: a bola utilizada no Campeonato Carioca.
Na visão do treinador, essa questão prejudicou mais o desempenho do Flamengo do que as condições do campo. “A percepção que eu tenho é só minha. Não falei com os atletas, não. O campo ficou mais rápido, sim, é sempre uma bola mais rápida”, começou ele.
“Estou relutando para falar que a bola… A bola, oxê maria, é difícil. A qualidade da bola… O problema não é o campo. As vezes ela varia, traz dificuldade, falo de finesse… A bola é mais (problemática) do que o campo. Não acredito que o campo teve influência, na minha opinião”, completou Tite.
De La Cruz e Arrascaeta
Tite comentou também a dupla De Arrascaeta e Nicolás De La Cruz, afirmando que os uruguaios continuarão jogando juntos. O treinador observa tanto a equipe quanto a dupla em um processo de evolução e adaptação ao elenco.
“Teve uma crônica que diz que a bola fala e o campo fala. Eu acredito que sim. Não só mais uma liberdade criatividade dos dois, com o Gerson e com o Erick. Esse quarteto tem uma qualidade de passe impressionante. O imediatismo não é a chave, esse processo é evolutivo”, destacou o treinador.
Vasco e Flamengo permanecem empatados na tabela do Campeonato Carioca, ambos com nove pontos, ocupando o sétimo e sexto lugar, respectivamente. O Flamengo ainda possui uma partida atrasada na competição. Os quatro primeiros colocados garantem vaga nas semifinais.
Agenda do Flamengo
Os próximos jogos do Flamengo são:
- Flamengo x Botafogo – Quarta-feira (07/02), às 21h30 – Campeonato Carioca
- Flamengo x Volta Redonda – Sábado (10/02), às 16h – Campeonato Carioca (partida em atraso)
- Bangu x Flamengo – Quinta-feira (15/02), às 21h30 – Campeonato Carioca