A equipe sub-23 da Seleção Brasileira conheceu o seu percurso na fase final do Torneio Pré-Olímpico. O Brasil iniciará a etapa de quadrangular na próxima segunda-feira (5), enfrentando o Paraguai. A partida está prevista para acontecer no estádio Brígido Iriarte, em Caracas.
Logo depois, de acordo com o regulamento, a Seleção Brasileira enfrentará a Venezuela, para quem perdeu na última rodada da fase de grupos, por 3 a 1. Por fim, o time encerrará sua participação na competição contra a Argentina.
Essa sequência de jogos segue a ordem estabelecida no regulamento da Conmebol para o Torneio Pré-Olímpico. Até o momento, a confederação sul-americana de futebol não divulgou os horários das partidas, que estão agendadas para segunda-feira, quinta-feira e domingo da próxima semana.
Seleção Brasileira no Pré-Olímpico
Após vitórias diante Colômbia e Equador, a seleção brasileira encerrou a fase de grupos na liderança do Grupo A, acumulando nove pontos, mesmo após a derrota para a Venezuela. A equipe anfitriã terminou com oito pontos. No Grupo B, a Argentina também alcançou oito pontos, enquanto o Paraguai somou sete.
A fase final do Pré-Olímpico opera da seguinte maneira: as quatro seleções classificadas se enfrentam em um sistema todos contra todos. As duas melhores equipes asseguram a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Todos os jogos do quadrangular final do torneio serão realizados no estádio Brígido Iriarte, em Caracas. A Conmebol desaprovou o gramado do Estádio Metropolitano de Lara, que originalmente sediaria essas partidas.
Jogos do quadrangular
Segunda-feira (05/02):
- Argentina x Venezuela
- Brasil x Paraguai
Quinta-feira (08/02):
- Argentina x Paraguai
- Venezuela x Brasil
Domingo (11/02):
- Brasil x Argentina
- Venezuela x Paraguai
Em caso de empate em número de pontos no quadrangular final, o regulamento da Conmebol estabelece os seguintes critérios de desempate:
- Confronto direto na fase final;
- Saldo de gols no total dos jogos da fase final;
- Maior número de gols marcados na fase final.
Lição após derrota para Venezuela
O Brasil teve seu desempenho mais fraco no Torneio Pré-Olímpico e sofreu uma derrota por 3 a 1 contra a Venezuela na última quinta-feira (1). Na visão do atacante Endrick, parte da imprensa subestimou as chances da seleção da casa neste confronto, e a vitória assegurou a classificação dos venezuelanos para o quadrangular final:
“Vocês falavam que o Brasil era o favorito. A Venezuela fez 3 a 1 na gente. Todos os times são iguais, todos têm a mesma capacidade de se classificar e ser campeões. Isso foi uma lição para nós e para vocês também, para nunca se desmerecer algum time.”
Na análise do técnico Ramon Menezes, a seleção brasileira demonstrou desatenção e falta de concentração no início do jogo. No entanto, o treinador afirmou que o objetivo de poupar jogadores no Pré-Olímpico foi alcançado. Após a partida, o técnico revelou que buscou transmitir confiança aos jogadores ainda no vestiário.
“Perder não é bom. Todo mundo está muito chateado com a derrota. A Venezuela conseguiu fazer dois gols muito cedo, dificultou muito as nossas ações. Esse jogo fez parte do nosso planejamento, dar oportunidade para todos os atletas. Importante também para a nossa análise. Podem ter certeza de que vamos com muita força para o quadrangular final. Confio muito neste grupo”, disse Ramon Menezess.