A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) optou por uma abordagem inovadora e solicitou a colaboração de Vasco e Flamengo para a escolha do árbitro do clássico. Os times se enfrentam no domingo (4), às 19h (horário de Brasília), no Maracanã. A partida será válida pela sexta rodada do Campeonato Carioca.
Durante a reunião realizada na tarde da última sexta-feira (2) na sede da entidade, foram apresentados quatro nomes. Após as conversas entre os representantes dos dois clubes e da Ferj, o escolhido foi do árbitro Wagner do Nascimento Magalhães. O VAR será operado por Rodrigo Nunes de Sá, com Bruno Arleu de Araújo como auxiliar.
Decisão inédita entre Flamengo e Vasco
Todos os nomes foram definidos em consenso entre os clubes. Caso mais de um árbitro fosse escolhido, haveria um sorteio aberto à imprensa.
A representação do Flamengo na reunião contou com o presidente Rodolfo Landim, o diretor executivo de futebol Bruno Spindel e o diretor de relações externas Cacau Cotta. Do lado do Vasco, estiveram presentes Alexandre Mattos, diretor executivo de futebol, e Clauber Rocha, supervisor.
“Quatro árbitros que são da prateleira de cima da Ferj, existia quase que um consenso de nomear tanto o Bruno Arleu quanto o Wagner. Na impossibilidade do Bruno, entendendo a magnitude do clássico, de um peso como esse, a necessidade de árbitros experientes em detrimento de outros mais jovens”, afirmou Clauber Rocha.
“Acho louvável a transparência do processo. Foram os nomes escolhidos em consenso e que também são a opinião da área técnica do departamento de arbitragem da Ferj, que foi ouvido também. A gente pediu para que se dê tranquilidade ao árbitro, que é muito experiente, acostumado a lidar com as pressões e clássico desse tamanho”, elogiou Spindel.
O diretor de futebol do Flamengo ainda deu sua opinião sobre as recentes reuniões do Vasco com a Ferj, após erros de arbitragem nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Segundo Spindel, os encontros com a entidade são normais.
Reuniões da Ferj com o Vasco
O início do Campeonato Carioca tem sido marcado por diversas polêmicas de arbitragem. Diante disso, a federação reconsiderou o que estava estabelecido no regulamento e determinou que todos os jogos envolvendo um dos quatro grandes clubes contarão com o auxílio do árbitro de vídeo, por exemplo.
O Vasco afirmou que se sentiu prejudicado em mais de uma ocasião. Após o empate com o Bangu, na quarta rodada, o clube formalizou um pedido para que o árbitro não apitasse mais seus jogos.
Na derrota para o Nova Iguaçu, na rodada passada, a própria federação anunciou ao final da partida que o árbitro seria retirado das escalas.
Entre as decisões da Ferj, estão:
O DEAF-RJ concluiu, em relatório, que o árbitro cometeu flagrantes falhas técnicas e passará pelo Processo de Formação Continuada;
Sem prescindir da tecnologia, a FERJ aguarda relatório da Good Game! para complementar a análise da atuação do árbitro; e
A partir da sexta rodada da Taça Guanabara, os jogos de clubes grandes x formadores terão auxílio, sempre que for possível operacionalizar, do Árbitro de Vídeo. Vale lembrar que, apesar do uso da ferramenta em clássicos, semifinais e finais aprovada, por unanimidade, em Conselho Arbitral, a FERJ entende ser necessário ampliar o uso do VAR.