Exames realizados na última terça-feira (30) revelaram uma lesão no joelho esquerdo de Diego Palacios. O lateral-esquerdo do Corinthians foi diagnosticado com um problema meniscal agudo isolado no local, sendo necessário realizar uma artroscopia neste sábado (3).
O processo cirúrgico, de acordo com informações de fontes vinculadas ao clube, não afetará o período de recuperação previamente estabelecido no diagnóstico inicial do problema no músculo posterior da coxa direita. Existe a expectativa de recuperação no prazo de três a quatro semanas.
Lesão de Diego Palacios
O equatoriano, contratado para esta temporada, sofreu o problema na perna ao tentar um drible na reta final do primeiro tempo da partida contra o São Bernardo. O jogo, inclusive, terminou com a derrota do Corinthians por 1 a 0.
Palacios caiu no gramado e foi substituído no intervalo da partida. Os primeiros exames foram realizados após o jogo, ainda no CT Joaquim Grava. Na manhã seguinte, novos exames confirmaram o problema muscular no lateral-esquerdo.
Palacios teve novos exames agendados para a última terça-feira, aguardando a redução do inchaço na perna afetada. Os resultados indicaram a necessidade da pequena cirurgia, que será realizada no Hospital Albert Einstein.
O Corinthians explicou a situação do jogador por meio de uma nota:
“O lateral-esquerdo Diego Palacios passou por exames de controle após a redução do edema do joelho – sofrido na partida do último sábado (27/01), diante do São Bernardo – e teve constatada, além da lesão muscular já informada, uma lesão meniscal aguda isolada no joelho esquerdo. Neste sábado, o atleta será submetido a uma artroscopia para a correção do problema no Hospital Albert Einstein”, informou o clube.
Artroscopia
As cirurgias de artroscopia geralmente têm tempos de recuperação menores em comparação a outras intervenções no joelho, com a possibilidade de retorno antes dos seis meses previstos.
Após 20 dias, por exemplo, o jogador pode ser liberado para testes físicos. No entanto, o Corinthians não exercerá pressão sobre seus médicos e fisioterapeutas para acelerar o retorno, como já ocorreu em situações anteriores.
Um dos principais exemplos foi a volta recorde de Renato Augusto em 2023 após três meses. Com uma nova filosofia, o clube agora prioriza a segurança e a efetiva recuperação do jogador.
Opções para Mano Menezes
Palacios era uma aposta para a posição de lateral-esquerdo, especialmente após a aposentadoria de Fábio Santos. Ele disputava a posição com Hugo, sendo considerado uma opção mais ofensiva.
Sem a presença do equatoriano, Hugo deve permanecer no time titular do Corinthians, agora com a companhia de Vitor Meer como opção para a posição.
O lateral, campeão da Copinha, foi promovido após a conquista do torneio em 25 de janeiro e tem trabalhado com o elenco de Mano Menezes.