Em busca de reforços para o meio-campo, o Cruzeiro demonstrou o seu interesse para a contratação de José Cifuentes. O equatoriano, com 24 anos, é jogador do Rangers, da Escócia, até junho de 2027. A abordagem para a negociação visa um acordo por empréstimo.
Após se destacar no Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, o jogador foi adquirido pelo clube escocês por cerca de R$ 8 milhões. No entanto, o equatoriano não encontrou oportunidades significativas durante a primeira temporada na Europa e, neste início de ano, sua saída é considerada inevitável.
Interesse do Cruzeiro por Cifuentes
O interesse é mútuo. O jogador não atua desde dezembro, ficando fora dos quatro últimos jogos do Rangers, e tem o desejo de retornar a ter mais minutos em campo, especialmente considerando a sequência com a seleção equatoriana.
Vale destacar que Cifuentes já representou o Equador na Copa do Mundo do Catar em 2022. Além disso, o alvo do Cruzeiro também esteve presente nas fases iniciais das Eliminatórias para a Copa de 2026.
Por parte do clube, por conta da falta de oportunidades, a perspectiva de um empréstimo é vista como uma oportunidade valiosa para destacar o jogador. Em caso de êxito, o clube terá a chance de recuperar, pelo menos parcialmente, o investimento realizado.
Apesar de ter acumulado quatro temporadas nos Estados Unidos, participado de uma Copa do Mundo e atuado no futebol europeu, o salário de Cifuentes não é considerado elevado dentro dos padrões atuais do Cruzeiro. Ou seja, é considerado como um bom reforço para o elenco.
Cruzeiro é forte candidato a contratar Cifuentes
A informação sobre o interesse do Cruzeiro foi divulgada pelo portal The Scottish Sun e foi confirmada pelo ge. Embora haja interesse de outros clubes, as negociações mais avançadas estão com o Cruzeiro.
De acordo com os escoceses, um dos interessados é o Rizespor, da Turquia. No entanto, tanto a diretoria do Rangers quanto o staff de Cifuentes estão explorando novas opções. Por isso, o Cruzeiro aparece como um dos mais fortes a contratar o equatoriano.
O equatoriano possui versatilidade para atuar em diversas posições no meio-campo, mas suas melhores performances ocorreram como segundo homem na equipe. O volante equatoriano se destacou pela marcação e pela capacidade de contribuir no ataque.
Atuando nessa posição em grande parte de sua trajetória no Los Angeles, ele disputou 120 jogos, marcando 15 gols e fornecendo 19 assistências.
Carreira do jogador
José Cifuentes iniciou sua carreira na Universidad Católica, no Equador. Em seu país natal, também teve passagens pelo América de Cali, sendo campeão mundial sub-20 com a seleção equatoriana em 2019, antes de ser transferido para o LA Galaxy.
Nos Estados Unidos, conquistou a MLS e foi vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf, perdendo a decisão para o León, equipe na qual o técnico Larcamón e o volante Lucas Romero estavam na época.