O lateral-direito do Internacional, Hugo Mallo, está sob investigação por suposto crime de abuso sexual. O crime teria sido cometido contra uma mascote antes de uma partida do Celta de Vigo em 2019, clube na qual atuava na época.
A data inicial para o depoimento do jogador à polícia local era 25 de maio de 2023. No entanto, o processo foi adiado para 11 de julho de 2024. O crime segue sendo investigado pelas autoridades locais.
A pessoa que atuava como mascote, conhecida como “Periquita”, no clube Espanyol, alega que o jogador a teria abusado sexualmente. Tudo teria acontecido durante as saudações prévias à partida, ainda no campo.
Hugo Mallo é investigado
De acordo com informações do portal As, o suposto abuso sexual teria ocorrido em 24 de abril de 2019, no estádio Cornellà-El Prat. Tudo aconteceu durante os cumprimentos entre os jogadores antes da partida entre Espanyol e Celta de Vigo, válida pela 34ª rodada da Liga 2018-19.
Segundo o relato da vítima, que optou por permanecer anônima, o abuso teria acontecido quando ela se aproximou dos mascotes, especificamente do “periquito”, localizado no final da fila.
O então capitão da equipe, Hugo Mallo, era o primeiro na fila de cumprimentos. O jogador, então, teria cometido o abuso contra a vítima em pleno campo, conforme apurado pelo jornal AS, da Espanha.
Jogador irá se pronunciar
Procurado pelo portal “ge”, o empresário de Hugo Mallo declarou que planeja divulgar um comunicado oficial sobre o assunto nesta terça (29) ou quarta-feira (31) e destacou que seu cliente está “tranquilo”.
Ao longo do processo, que está em tramitação na Justiça espanhola desde julho de 2019, Mallo tem negado veementemente as acusações.
A denúncia
A reportagem transcreve um trecho da denúncia apresentada pela vítima à polícia no dia seguinte ao incidente, segundo informações do As:
“Quando Hugo Mallo chegou aos mascotes, deu a mão ao periquito como se faz habitualmente, mas quando chegou à senhora Ana (nome fictício), que neste momento fazia o papel de periquito, colocou as mãos por baixo da fantasia e tocou em seus seios. Segundo a testemunha, ele agarrou os seios dela com as mãos e começou a fazer movimentos”.
Segundo informações do AS, Hugo Mallo está obrigado a comparecer ao Tribunal Penal número 19 de Barcelona no dia 11 de julho, após o adiamento do depoimento inicial, que estava inicialmente marcado para 25 de maio.
Em setembro de 2019, a decisão de primeira instância foi favorável ao jogador. No entanto, em 2021, a Justiça do país aceitou um recurso da acusação. Tanto a advogada da vítima quanto o Ministério Público espanhol solicitam que o jogador do Internacional seja condenado ao pagamento de 24 meses de multa.
Mallo no Inter
O atleta foi oficialmente apresentado no Internacional em 15 de agosto de 2023. Na época, o jogador, com 32 anos, já era familiar ao técnico Eduardo Coudet. Isso porque ambos já haviam trabalhado juntos no Celta de Vigo.
Hugo Mallo tem 14 anos de experiência no clube espanhol de Vigo. Após o fim do contrato, ele estava disponível no mercado quando se juntou ao Internacional. Desde então, não teve muito espaço na equipe colorada.