Mano Menezes acredita que o Corinthians está em um processo de reestruturação, o qual pode ser uma explicação para as duas derrotas consecutivas no Campeonato Paulista. A mais recente aconteceu no último sábado (27) contra o São Bernardo, fora de casa, pela terceira rodada do estadual.
O que disse Mano Menezes?
Mano Menezes destacou que o time é completamente diferente da última temporada no Corinthians, com apenas três jogadores do ano passado. Por esse motivo, a adaptação tem exigido mais e, consequentemente, diferente do que o torcedor esperava.
“Realmente estamos em um processo de construção, diria, porque praticamente é um time novo na íntegra. Temos dois, três, quatro remanescentes. Então os primeiros passos têm sido mais difíceis do que a parte externa, o torcedor, esperava”, destacou o treinador.
“É uma segunda derrota que não precisava ter acontecido. Jogo mais difícil para jogar foi contra o Guarani, criou mais dificuldades táticas para a gente, teve controle em todos momentos. Nos jogos seguintes isso não aconteceu, mas cometemos erros semelhantes nas duas partidas e por isso perdemos”, completou Mano Menezes.
Dificuldades
O técnico fez uma análise sobre a partida e destacou um erro primordial no elenco do Corinthians: a paciência para entrar no bloco defensivo do São Bernardo.
“Quando tomamos o gol, estávamos com um a mais e tomamos dois contra-ataques, precisava ter mais calma. Tivemos dificuldade para entrar no bloco defensivo do São Bernardo. Ficamos com um homem a mais e não deixamos o adversário entrar”, analisou Mano.
“Nessa hora tem que jogar naquele bloco defensivo, nossa chegada de área carece de uma presença mais certa. Precisamos encher mais a área para criar dificuldades numericamente, para pegarmos sobra de uma bola, se não fica cômodo, eles controlaram bem isso. Isso podemos fazer melhor, independente da nossa construção de equipe”, explicou o treinador do Corinthians.
Mano Menezes ainda fez uma alerta para a equipe sobre os erros defensivos. “Temos que parar de cometer esses erros defensivos bobos. Quando inicia o contra-ataque, a gente tinha superioridade numérica e nos desorganizamos, dando espaço para o Silvinho finalizar livre do lado esquerdo do ataque”, completou o treinador.
Erros podem ser graves ao Corinthians
Mano Menezes reconheceu que os resultados negativos no início da temporada podem impactar negativamente o processo de reconstrução da equipe, a qual ainda aguarda a chegada de novos reforços.
“A derrota tem que ter uma repercussão de tragédia, mesmo sendo terceira rodada de campeonato. Os grandes tiveram dificuldades até quando ganharam, nós que estamos construindo uma equipe do zero temos dificuldade”, afirmou o técnico, que completou:
“Vamos continuar trabalhando com a mesma lealdade, transparência dos jogadores, sabendo como é, também aceitamos respostas mais fortes. Não criamos crise onde não tem crise. Vamos trabalhar para construir um Corinthians forte. Nosso grupo de jogadores a média de idade é assustadoramente baixa. Não é fácil. Vai colocar o Arthur Sousa para resolver o problema da equipe? É mais difícil.”
A sequência de duas derrotas consecutivas no Campeonato Paulista coloca em risco a posição de vice-líder do Grupo C para o Corinthians. Atualmente com três pontos, um a menos que o líder Bragantino, o Timão corre o risco de ser ultrapassado caso o Mirassol vença o Novorizontino neste domingo (28).
O Corinthians retornará aos gramados na terça-feira (30), às 19h30, na Neo Química Arena, para enfrentar o São Paulo em um clássico que marca o primeiro encontro da temporada entre as equipes.