Neste domingo (28), o Fluminense oficializou a contratação do atacante Douglas Costa. O jogador, de 33 anos, estava livre no mercado após duas temporadas no Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos.
Pedido do treinador Fernando Diniz, o ex-Grêmio firmou contrato com o Tricolor até meados de 2025. Douglas Costa usará a camisa número 90 no time carioca.
Chegada de Douglas Costa
Em suas primeiras palavras como jogador do Fluminense, o atacante disse estar feliz em vestir a camisa do seu novo clube. Ele ainda contou que já trabalhou com algumas pessoas que estarão no time ao longo da temporada.
“Já encontrei algumas pessoas com quem eu trabalhei, inclusive na Seleção Brasileira. Pouco a pouco vou me sentindo em casa. Estou realmente muito feliz de estar aqui. Essa é uma nova etapa e acho que o Fluminense tem tudo para somar bastante na minha carreira”, disse Douglas Costa.
O contrato de Douglas Costa com o Fluminense incluirá uma cláusula de produtividade. Além disso, o jogador concordou em reduzir suas exigências salariais para se adequar à estrutura financeira do clube.
“Entrega e desempenho”
Antes de acertar com o Fluminense, Douglas Costa estava próximo de um acordo para se juntar ao Samsunspor, na Turquia, com viagem marcada e malas prontas para retornar ao continente europeu, conforme seu desejo inicial.
Entre os interessados, o Samsunspor ofereceu as condições financeiras mais vantajosas. No entanto, três clubes brasileiros também estavam na disputa: Cruzeiro, Corinthians e o Fluminense.
“Eu venho com muita vontade de mostrar aquilo que me revelou para o mundo. A torcida tricolor pode esperar muita entrega e desempenho, pois vou dar meu máximo para que a gente possa sair campeão de tudo aquilo que disputar”, afirmou o atacante.
Sondagem no mercado
O Cruzeiro foi o primeiro a entrar em contato com a equipe de Douglas Costa, mas a proposta financeira não foi satisfatória. Entre os clubes brasileiros, o Corinthians apresentou a oferta mais vantajosa. No entanto, recentes polêmicas, como os atrasos nos pagamentos a Matías Rojas e a não assinatura do contrato de Lucas Veríssimo, deixaram o jogador hesitante.
Assim, o Fluminense surgiu como uma opção para mudar a perspectiva do atacante. Douglas Costa, que foi revelado pelo Grêmio, inicialmente despontou como uma grande promessa.
Fred foi o primeiro a entrar em contato com o empresário Junior Mendonza. Ele tomou conhecimento das condições e dos termos da transferência, tornando-se um dos maiores incentivadores da contratação.
Pouco tempo depois, Fernando Diniz entrou em cena, telefonou para o jogador e compartilhou sua visão sobre a contribuição dele para o clube. Outros jogadores, como Diogo Barbosa e Lucas Calegari, que já jogaram com Douglas Costa no Los Angeles Galaxy, também contribuíram para a negociação.
Para o atacante, a decisão de se juntar ao Fluminense também está relacionada aos seus objetivos de carreira, não se limitando apenas ao aspecto financeiro. O fato de o Tricolor disputar o Super Mundial de Clubes em 2025 despertou seu interesse.
Isso porque viu uma nova oportunidade de participar diante da elite do futebol mundial. Além disso, a perspectiva de buscar os títulos da Recopa Sul-Americana e da Conmebol Libertadores para este ano também o atraiu.