Em um artigo divulgado nesta quinta-feira (25), o jornal catalão Sport levantou dúvidas sobre a ausência de Vitor Roque na partida em que o Barcelona foi eliminado pelo Athletic Bilbao. O jogo aconteceu na última quarta-feira (24), pela Copa do Rei.
Apresentado recentemente como um reforço de peso da equipe blaugrana, o brasileiro sequer entrou em campo, enquanto o técnico Xavi optou por utilizar o ainda mais jovem Marc Guiu, de apenas 18 anos.
Jornal critica ausência de Vitor Rorque
Conforme o jornal espanhol, a decisão do treinador é considerada incompreensível, e a explicação dada para a substituição é ainda mais questionável:
“Ainda que não seja colocado um papel de protagonista em cima de Vitor Roque, não deixa de surpreender que, em um momento em que o Barça precisa chutar a gol numa eliminatória de jogo único em San Mamés, Xavi não lhe conceda um minuto sequer e aposte tudo em Marc Guiu.”
O Sport destaca que a partida da última quarta-feira era uma oportunidade ideal para Vitor Roque brilhar e abrir sua conta de gols pelo Barcelona.
“O argumento do técnico, exposto depois na coletiva de imprensa, foi que ele apostou no prata-da-casa em detrimento do único reforço trazido na atual janela de transferências porque estava buscando um ‘futebol mais direto’. Essa explicação é difícil de digerir”, informou, que complementou:
“O 2º tempo em Bilbao estava perfeitamente desenhado em termos de tática para o brasileiro, com espaços e a possibilidade de ‘caçar’ uma bola no setor ofensivo. Foi justamente nessa situação tática que ele cresceu no Athletico-PR no último ano, marcando 21 gols e dando 8 assistências em partidas oficiais com o ‘Furacão’.”
O jornal criticou a decisão de Xavi. “Xavi parece querer proteger Vitor Roque, mas sua gestão de minutos desembocou em falta de continuidade e falta de nexo, prejudicando assim o brasileiro, que acumula 73 minutos em quatro atuações desde o início do mês”, pontuou.
“Um camisa 9 vive de gols, como é o caso de Vitor Roque. Os artilheiros precisam de ritmo e confiança, e isso o corpo técnico não está lhe dando. Isso de jogar ‘aos pouquinhos’ pode até funcionar para outras posições, mas definitivamente não funciona nada para centroavantes”, finalizou o veículo.
Xavi se explica
Se a expectativa do ex-jogador do Athletico-PR era ser uma alternativa para os atacantes titulares, a realidade atual de Vitor Roque é disputar espaço como opção no banco com o jovem Marc Guiu, formado nas categorias de base do Barcelona.
Na prorrogação, Xavi optou por apostar em Guiu, de 18 anos, em sua última substituição. Após o jogo, o treinador do Barcelona pediu paciência para aqueles que desejam mais oportunidades para Vitor Roque e justificou a entrada de Guiu como uma opção tática.
“Outro dia quem entrou foi Vitor, contra o Athletic Bilbao entrou Marc. Nós buscávamos um futebol mais direto. Vitor terá mais minutos, mas temos que ir com cautela, como com todos os jovens. Ele tem qualidade para nos ajudar”, explicou Xavi.
Vitor Roque, que está prestes a completar 19 anos em um mês, ainda busca seu primeiro gol pelo Barcelona. Revelado pelo Cruzeiro aos 16 anos, o atacante transferiu-se em 2022 para o Athletico-PR e se destacou no Campeonato Brasileiro do ano passado, marcando 12 gols.