Luiz Henrique foi um dos nomes mais ventilados nesta janela de transferências. O atacante do Real Bétis, da Espanha, foi cobiçado por Corinthians, Flamengo e Fluminense nos últimos meses. Porém, uma reviravolta pode dar um fim nesta novela.
Isso porque o jogador pode defender o Botafogo pelo menos nos próximos seis meses. O Lyon, um dos clubes vinculados a John Textor, está em negociações para adquirir o atacante do Betis.
Luiz Henrique pode vestir camisa do Botafogo
No entanto, por conta de questões burocráticas, a equipe francesa não tem permissão para registrar o jogador durante a atual temporada europeia. Dessa forma, a alternativa seria um empréstimo do atleta para o Botafogo.
Na França, os clubes só têm permissão para inscrever até quatro jogadores extracomunitários (aqueles de países fora da União Europeia e de nações não colonizadas pela França). O Lyon já atingiu esse limite. No entanto, John Textor enxerga em Luiz Henrique uma excelente oportunidade de investimento.
Dessa forma, o empresário tem a intenção de manter o atacante de 23 anos no elenco e emprestá-lo ao Botafogo por, no mínimo, seis meses. A extensão do vínculo poderá ser considerada até o final de 2024, dependendo do desempenho do jogador no Alvinegro.
Lyon e Bétis têm acordo pelo jogador
O Betis, que se dispõe apenas a vender Luiz Henrique, chegou a um acordo financeiro com Textor. Considerando bônus e metas previamente estabelecidas, a transferência pode atingir até 20 milhões de euros (equivalente a R$ 106,6 milhões, na cotação atual).
A informação foi inicialmente divulgada pelo site espanhol “Relevo” e posteriormente confirmada pelo portal ge.
Atualmente, as negociações estão em andamento com o jogador. Luiz Henrique expressa o desejo de permanecer na Europa, enquanto Textor pretende persuadi-lo a aceitar um retorno temporário ao futebol brasileiro, com uma data definida para regressar ao Velho Continente.
Descoberto nas categorias de base do Fluminense, Luiz Henrique mudou-se para o Betis no meio de 2022. Inicialmente, teve um bom desempenho na Europa, mas enfrentou altos e baixos, perdendo espaço na atual temporada.
No entanto, nas últimas duas partidas, foi escalado como titular e teve boas atuações contra Granada e Barcelona.
Flamengo segue interessado
Em entrevista coletiva em Orlando, nos Estados Unidos, onde o Flamengo faz a sua pré-temporada, Rodolfo Landim comentou sobre o interesse do clube por Luiz Henrique:
“Jogador que joga na Europa, na Espanha. É um bom jogador, acho que o fato de ele estar interessado é natural. O Flamengo também está interessado nele. Acho que é natural que outros clubes estejam interessados. Eu costumo ficar dentro meu orçamento em tudo que eu faço, cara (sobre se o Flamengo poderia tentar a compra)”.
“O foco no momento é a janela, são as contratações na janela. Vamos fechar o grupo e botar o foco nisso. Depois a gente vai ter negociações com todos os jogadores. Isso é um processo contínuo, que ocorre durante o ano inteiro”, disse ele.
“Às vezes, ocorre no final do contrato, às vezes pode antecipar. Mas o foco neste momento é focar naquelas posições que a gente quer incorporar no plantel durante essa primeira janela”, finalizou.