Nesta terça-feira (23), o Bahia oficializou a contratação do zagueiro Victor Cuesta, de 35 anos. O argentino, naturalizado brasileiro, estava fora dos planos do Botafogo em 2022.
O defensor, que tem passagem pelo Internacional, integra permanentemente o elenco do Tricolor. Seu contrato tem vigência até o final de 2024, com a possibilidade de renovação por mais uma temporada.
Despedida do Botafogo
Confirmado como reforço do Bahia nesta terça-feira, o zagueiro Victor Cuesta compartilhou uma mensagem de despedida do Botafogo em suas redes sociais. O argentino expressou sua gratidão pelos quase dois anos em que vestiu a camisa alvinegra.
“Obrigado Botafogo pelos quase 2 anos que vivemos juntos! Agradecer a todos os funcionários do clube, aos meus companheiros, comissão técnica, diretoria e todos os colaboradores. Em especial aos torcedores do Fogão!!“, escreveu Cuesta nas redes sociais.
Acerto de Cuesta com Bahia
O interesse no argentino é uma aspiração de longa data no Bahia. No ano anterior, quando o zagueiro estava emprestado ao Botafogo pelo Internacional, o Tricolor apresentou uma proposta de compra ao clube gaúcho. No entanto, Cuesta optou por renovar seu contrato com o Alvinegro
Victor Cuesta teve seu nome oficialmente registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e agora está disponível para ser escalado pelo técnico Rogério Ceni.
E L
P A T R Ó N#PaixãoQueVibra pic.twitter.com/XIPpXRNWc7— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) January 23, 2024
Apesar de não ter participado da pré-temporada em Manchester, na Inglaterra, informações apuradas pelo portal ge indicam que o zagueiro já está treinando com o restante do elenco na Cidade Tricolor.
Carreira de Victor Cuesta
Cuesta ingressou no Botafogo em 2022, após uma extensa trajetória no Internacional, onde disputou cinco temporadas e acumulou 270 jogos. Na equipe carioca, o argentino prontamente se estabeleceu como titular.
Com pouco tempo, acabou conquistando a simpatia da torcida, que o apelidou de “El Patrón”, título que ele já carregava desde os tempos no Internacional e que o Bahia adotou ao divulgar o anúncio de sua contratação.
Em 2023, mesmo com a notável marca de 62 jogos disputados, a maior de sua carreira, o desempenho do zagueiro caiu, e ele encerrou o ano em baixa. Victor Cuesta não estava nos planos do Botafogo.
Dessa maneira, o time carioca optou por modificar o perfil dos jogadores para a temporada seguinte. Ao longo de sua passagem pelo clube, o zagueiro participou de 91 partidas e marcou oito gols.
Formado nas categorias de base do Arsenal de Sarandí, da Argentina, Cuesta também teve passagens por Huracán e Independiente antes de desembarcar no Brasil pela primeira vez, em 2017, para vestir a camisa do Internacional.