A Udinese foi sancionada por conta dos insultos racistas proferidos pelos torcedores da equipe contra o goleiro francês Mike Maignan, do Milan, no último sábado (21).
De acordo com as informações, a decisão da comissão disciplinar da Serie A italiana, que foi divulgada nesta terça-feira (23), determina que o clube terá que realizar um jogo com portões fechados.
“O juiz desportivo decidiu punir a Udinese com um jogo com portões fechados levando em conta a súmula do árbitro, assim como o relatório dos representantes da procuradoria da federação, a respeito dos atos de discriminação racial em várias ocasiões durante o jogo de sábado”, informou a Serie A por meio de um comunicado.
Goleiro é alvo de ofensas racistas
Jogando como visitante, o goleiro francês foi alvo de ofensas por parte de um grupo de torcedores da Udinese, os quais reproduziram gritos de macaco no Estádio Friuli, em uma partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Italiano.
Após alertar o árbitro sobre o ocorrido, Maignan deixou o campo aos 34 minutos do primeiro tempo, sendo acompanhado por seus companheiros de equipe. A partida, que chegou a ser paralisada por cinco minutos, foi concluída com a vitória do Milan por 3 a 2.
Um dos indivíduos que proferiu insultos racistas contra Maignan foi identificado na segunda-feira (22). O homem recebeu a punição de ser banido permanentemente do estádio da Udinese.
Maignan se pronuncia
Após a partida, o goleiro francês foi questionado sobre o assunto. Em entrevista para a Sky Sports, Maignan relatou o que aconteceu. O jogador ainda mandou um recado para as autoridades competentes sobre como lidar com essas ofensas.
“Quando fui buscar a bola atrás do gol, ouvi sons de macaco e não falei nada. Depois aconteceu de novo, então falei com o árbitro e disse o que havia acontecido. Não podemos jogar assim. Não é a primeira vez, temos que enviar uma mensagem importante. Um sinal”, disse o jogador.
O jogador opinou sobre o que deve acontecer com as pessoas que o ofenderam. “Neste momento não gostaria de falar com as pessoas que fizeram isso, seria inútil. Para ajudar todos que sofrem o que sofri, precisamos de punição. Eles são ignorantes, devem permanecer em casa”, disse Maignan.
“Torcedores de verdade vêm ao estádio para torcer, essas coisas não podem acontecer no futebol. Eu não queria voltar. Todos vieram até a mim e então entramos em campo para vencer a partida. A resposta certa foi somar os três pontos”, completou o jogador.