A saída de Lucas Veríssimo do Corinthians gerou um certo desgaste no Parque São Jorge. Com isso, o presidente Augusto Melo tentou atribuir a responsabilidade ao zagueiro pela mudança para o Al-Duhail, do Qatar.
No entanto, informações indicam que o clube demorou para formalizar o acordo com o Benfica, de Portugal, pela transferência do defensor. As informações são do portal Goal.
Corinthians não cumpriu acordo
O Benfica havia chegado a um acordo com o Corinthians para a venda do jogador, e a maior parte do valor deveria ser paga à vista. No entanto, sem recursos disponíveis, o Timão adiou o pagamento do montante.
O valor estava avaliado em 8 milhões (R$ 43,11 milhões na cotação atual). O prazo estipulado nas negociações era até o dia 15 de janeiro.
Sem o pagamento do Corinthians, o jogador optou por se transferir para o futebol do Qatar no mercado de transferências, e o acordo foi concluído por 9 milhões de euros (R$ 48,52 milhões). O atleta representará as cores do Al-Duhail nas próximas temporadas.
Acordo do Timão com o Benfica
Corinthians e Benfica tinham alcançado um acordo para o pagamento do valor ainda em dezembro do ano passado. No entanto, os paulistas nunca cumpriram o prazo estabelecido.
A condição acordada era que o clube do Parque São Jorge pagaria a maior parte dos 8 milhões de euros pela aquisição do zagueiro à vista. No entanto, sem recursos disponíveis, o clube não conseguiu cumprir com o combinado.
O presidente Augusto Melo tentou antecipar receitas para quitar a aquisição do defensor de 28 anos. Porém, assim como o previsto, não obteve o montante necessário para realizar o pagamento ao Benfica.
Dessa forma, sem a quitação do valor, o estafe do atleta recebeu a proposta do Al Duhail. Posteriormente, comunicou ao Corinthians e aceitou a transferência para o Qatar.
De volta ao mercado
Sem chegar a um acordo para a permanência de Lucas Veríssimo, o Corinthians agora está em busca de um zagueiro para reforçar o elenco sob o comando de Mano Menezes. O treinador solicitou à diretoria a contratação de um substituto para o sistema defensivo após a transferência do defensor para o Al-Duhail, do Catar.
Alguns nomes estão sendo avaliados. No entanto, a diretoria também compreende que pode não ser possível desembolsar um valor semelhante ao que deveria ser pago ao Benfica, a menos que haja a possibilidade de parcelamento.
O clube paulista, inclusive, já iniciou contatos no mercado para obter informações sobre zagueiros indicados e aprovados pelo Cifut (Centro de Inteligência do Futebol).
Nomes cotados
Sem Lucas Veríssimo, o Corinthians estreou em 2024 com uma vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, na Neo Química Arena. Na zaga, o time contou com Félix Torres e Caetano como defensores.
Além deles, Mano Menezes também tem à disposição Raul Gustavo, que retornou de empréstimo do Bahia, e Gustavo Henrique, um novo contratado.
A coluna do jornalista Samir Carvalho apurou que a diretoria alvinegra está priorizando a contratação de um “zagueiro medalhão”. Dessa forma, a tendência é que o jogador chegue para assumir a titularidade no time de Mano Menezes.