O Corinthians será responsável pelo pagamento da multa de rescisão do contrato com a Pixbet, que encerrou seu patrocínio ao clube devido ao acordo firmado pelo Timão com a VaideBet.
Ao anunciar o novo acordo de patrocínio máster há duas semanas, Augusto Melo, presidente do Corinthians, afirmou que a nova parceira seria responsável pelo pagamento da indenização. No entanto, a assessoria do dirigente alega que houve uma confusão por parte dele.
“Existe uma multa que era de R$ 30 milhões, da Pixbet, que cumpriu um ano (de contrato) e tem uma multa hoje de R$ 20 milhões, que ela (VaideBet) vai arcar. Fora esse patrocínio de R$ 360 milhões, ela arca com a multa”, disse Augusto Melo, em coletiva no dia 7 de janeiro.
Multa
Além dos R$ 10 milhões mensais ao longo de três anos, a VaideBet concordou em pagar R$ 10 milhões em luvas (bônus pela assinatura do contrato) ao Corinthians. O valor já foi repassado ao clube.
O rompimento com a Pixbet aconteceu devido ao fato de que o contrato com a empresa estabelecia exclusividade entre os patrocinadores do Corinthians no segmento de apostas esportivas. A marca da Pixbet era exibida no ombro da camisa do Timão.
Apesar de o clube ter estreado no Campeonato Paulista com a VaideBet ocupando o espaço máster da camisa, a indenização à Pixbet ainda não foi paga. O departamento jurídico do Corinthians vai avaliar com a empresa se todas as obrigações foram cumpridas por ambas as partes e buscará negociar uma forma mais favorável de pagamento.
Maior contrato do futebol brasileiro
A Pixbet apresentou uma proposta de R$ 75 milhões pelo patrocínio máster do Corinthians. No entanto, a nova diretoria do clube recusou a oferta devido a uma proposta maior da VaideBet. O contrato firmado é considerado o maior no cenário do futebol brasileiro.
A VaideBet desembolsará R$ 120 milhões por temporada para ocupar o espaço na camisa do Corinthians, que desde 2021 é da Hypera Pharma (Vitaminas Neo Química). A patrocinadora atual paga aproximadamente R$ 22 milhões anuais ao clube (o acordo foi inicialmente fechado em R$ 17 milhões, mas sofreu correção).
Além do patrocínio na camisa da equipe principal, o acordo abrange também os patrocínios das equipes feminina, de futsal e de basquete do Corinthians.
Atualmente, Flamengo e Palmeiras detêm os maiores patrocínios do Brasil. O clube carioca firmou um contrato de dois anos com a Pixbet no valor de R$ 170 milhões (R$ 85 milhões por temporada).
Por sua vez, o Palmeiras possui um contrato de R$ 81 milhões fixos com a Crefisa, podendo alcançar até R$ 120 milhões com bônus por títulos. Em 2023, o clube recebeu um total de R$ 95 milhões, considerando as conquistas da Recopa, do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro.
Acordo diferentes nas gestões
No final do ano passado, sob a gestão do então presidente Duilio Monteiro Alves, o Corinthians acertou um acordo com a Pixbet no valor de R$ 75 milhões por ano. No entanto, o presidente eleito, Augusto Melo, solicitou que o acordo não fosse concretizado, pois havia uma proposta maior em consideração.
Embora a Pixbet tenha um contrato para exibir sua marca nos ombros da camisa do Corinthians até o final de 2025, o vínculo foi rompido para que a VaideBet tenha exclusividade no uniforme alvinegro.