O Santos finalizou a negociação para a aquisição em definitivo do meio-campista Nonato. O clube fechou o acordo junto ao Ludogorets, da Bulgária. O jogador assina com o clube paulista até dezembro de 2026.
Como parte do acordo, o Peixe cedeu o centroavante Rwan Seco de forma permanente ao clube búlgaro. Além disso, concedeu um crédito de 500 mil euros (em torno de R$ 2,7 milhões).
Nonato é comprado em definitivo pelo Santos
Nonato foi inicialmente contratado pelo Santos por empréstimo. O jogador, que teve passagens pelo Internacional, chegou ao Peixe agosto do ano passado e esteve na campanha que resultou no rebaixamento do Peixe.
O contrato incluiu uma cláusula estabelecendo um valor de compra fixado em 1,5 milhão de euros (equivalente a R$ 8,1 milhões). Essa quantia representava a obrigação do Santos de efetuar o pagamento até meados deste ano para garantir a permanência do jogador por mais tempo.
Crédito para o Ludogorets
Diante disso, a diretoria negociou um acordo com o clube búlgaro: cedeu Rwan Seco por um valor aproximado de 1 milhão de euros. Com essa transação, restaram 500 mil euros como crédito.
Dessa forma, o Ludogorets pode usar esse “crédito” em futuras negociações com o Santos até o final de 2026, coincidindo com o término da gestão do atual presidente Marcelo Teixeira.
O crédito está estritamente relacionado a jogadores do Santos. Como exemplo, caso o clube búlgaro manifeste interesse em adquirir algum jogador do elenco santista e o Peixe concorde em realizar a negociação, o valor de aquisição terá um desconto de 500 mil euros para compensar a “compra” de Nonato.
Aos 22 anos e natural de Recife, Rwan destacou-se nas categorias de base do Santos, mas não conseguiu replicar o desempenho no time profissional, resultando em sua negociação. Por outro lado, Nonato, de 25 anos, encontra-se nos planos da comissão técnica de Fábio Carille e já foi inscrito no Campeonato Paulista.
Nonato lesionou?
Nonato enfrentou um edema durante o jogo-treino contra o Oeste, ainda na pré-temporada, o que acabou gerando uma preocupação entre os médicos quanto à gravidade do problema.
Agora recuperado, o jogador ficou de fora da partida de estreia para receber tratamento fisioterápico, mas tudo indica que estará relacionado para o próximo confronto do Santos.
Enquanto isso, o Santos está se preparando para enfrentar a Ponte Preta na próxima quinta-feira, dia 25, na Vila Belmiro. A partida será válida pela segunda rodada do Campeonato Paulista.
Jogador pede foco
Sendo um dos jogadores da temporada passada que permaneceu no elenco para 2024, Nonato disse estar feliz com a confiança do time e garantiu que está focado em garantir o Peixe de volta à elite do futebol brasileiro:
“Agradeço muito a confiança do clube em meu trabalho e fiz questão que soubessem do meu interesse em permanecer aqui pra que possamos fazer uma grande temporada e conquistar nosso principal objetivo que é devolver o Santos a Série A. Sofremos com o ocorrido, mas agora é o momento de trabalhar intensamente e não perder o foco.”
“Serão muitos jogos, muitos desafios e precisamos nos preparar da melhor maneira possível para cada um deles, desde a primeira rodada do Paulistão até a última rodada do Brasileirão”, finalizou o meio-campista do Santos.