A principal contratação do Vitória para a temporada foi apresentada aos torcedores na manhã desta segunda-feira (22). Luan, com passagens por Grêmio e Corinthians, chega ao clube em busca de uma revitalização em sua carreira.
Por sua vez, o Rubro-Negro almeja contar com o meio-campista como uma referência em técnica e talento dentro do elenco. Durante a sua apresentação, ele foi bastante enfático: “Eu não tenho dúvida da minha capacidade”.
Chegada ao Vitória
O jogador destacou que tem confiança em voltar ao seu alto nível e conhece a sua capacidade. “Sei que o presidente confia. O recado que tenho é trabalhar 100%, no dia a dia. Sei da minha capacidade. (…) É uma grande oportunidade de voltar a jogar em alto nível, ainda mais com a camisa do Vitória. É uma grande oportunidade”, disse Luan.
O presidente do Vitória, Fábio Mota, também expressou a sua confiança no retorno de Luan ao mais alto nível:
“Estou feliz em estar apresentando um dos maiores jogadores desse país. Para orgulho nosso foi da seleção olímpica, assim como Zeca. Acho que Luan vai fazer história. Estamos muito gratos. Antes de trazer, tive uma conversa com ele olho no olho. Ele me falou da vontade em jogar no Vitória.”
Carreira de Luan
Luan teve o ápice de sua carreira entre 2016 e 2017, conquistando a Copa do Brasil e a Copa Libertadores com o Grêmio, além de ser eleito o Rei da América. O jogador também recebeu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
Na época, seu desempenho era tão notável que o camisa sete almejava participar da Copa do Mundo de 2018, chegando a recusar propostas do exterior para permanecer sob os olhares de Tite, o treinador da seleção brasileira.
No entanto, o desempenho do meia diminuiu nos últimos anos. Em 2020, foi transferido por R$ 22 milhões para o Corinthians, com a venda de 50% dos direitos, mas não conseguiu brilhar. Em seguida, passou pelo Santos por empréstimo e retornou ao Grêmio em 2023, também sem se destacar.
No Tricolor, destacou em campo por apenas 45 minutos. Luan explicou que, embora estivesse bem no clube gaúcho, encontrou uma equipe já consolidada. “Cheguei no Grêmio, o time estava muito bem encaixado e foi difícil entrar na equipe. Por isso o fato de pouca minutagem. Só quero ter oportunidade de jogar e mostrar o que sei de melhor”, afirmou.
“Sinceramente, até hoje eu não sei por quê [não renovou com o Grêmio]. Tudo na vida tem propósito. Não era para estar lá, era para estar aqui. Não quero pensar nisso, mas no Vitória. É o mais importante”, completou o atacante.
Estreia
Luan já teve sua documentação registrada pelo Vitória no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, estando pendente apenas da questão física para estrear pelo clube. O meio-campista teve uma participação limitada em campo nas últimas temporadas, com apenas 16 jogos entre 2022 e 2023.
Quando questionado sobre uma data específica para sua estreia em 2024, o meia optou por não estabelecer um dia preciso:
“Já estou treinando há uma semana, me sentindo bem. Como todo atleta que começa, tem a pré-temporada. Não gosto de colocar data, mas falando com a preparação eles vão saber o melhor. Acredito que em poucos dias vou estar pronto para estreia.”