O Botafogo conquistou uma vitória por 2 a 0 sobre o Bangu na tarde do último sábado (20), no Estádio Nilton Santos. O triunfo, que contou com gols de Júnior Santos e Jeffinho, representa a segunda vitória da equipe comandada por Tiago Nunes em 2024.
Em coletiva de imprensa após a partida, o treinador analisou o confronto. Para o jogo, Tiago Nunes optou por compor grande parte da equipe por jogadores reservas. Além disso, ele também promoveu a estreia de jovens jogadores como titulares.
Tiago Nunes elogia time
Durante a conversa com os jornalistas, o treinador do Botafogo elogiou o desempenho que foi apresentado na partida contra o Bangu, o segundo adversário do time na temporada. “Fico muito satisfeito com o que foi apresentado hoje. Além de um componente normal, a gente tinha meninos estreando. Kauê fez o primeiro jogo profissional, Jefferson o segundo e mais alguns que pela primeira vez iniciaram”, disse ele.
De acordo com ele, está vendo o que vem sendo apresentado pelos jogadores em treinamentos e dando as oportunidades. Tiago Nunes afirma serem reforços para o restante do ano. “São circunstâncias diferentes e a gente vai dando oportunidade. Vamos ganhando reforços para a temporada”, afirmou.
O treinador do Botafogo ainda apontou que sua avaliação foi positiva e que o Glorioso teve mais oportunidades para ampliar o marcador. Porém, destacou também a imposição do Bangu, adversário da segunda rodada do Campeonato Carioca:
“Quem entra e se mostra confiante vira reforço para o resto da temporada. Avaliação foi positiva. Criamos o suficiente para fazer mais de dois gols. Bangu é difícil de marcar na construção inicial. Foi um desafio tático para uma equipe que nunca jogou junto e a gente conseguiu dar uma boa resposta.”
Três zagueiros?
No confronto contra o Bangu, Tiago Nunes mais uma vez escolheu usar uma formação tática com uma linha de três defensores, mesmo escalando uma equipe reserva. O treinador explicou que a adoção desse novo esquema visa criar alternativas para a temporada que se inicia. No entanto, ele também esclareceu que essa não será uma regra fixa.
O técnico também detalhou como pretende gerenciar os próximos jogos do Botafogo. Em sua visão, à medida que a equipe for adquirindo uma condição física mais sólida, a tendência é formar o time considerado ideal.
Até lá, ele planeja orientar suas escolhas com base nas respostas que obtiver do aspecto físico dos jogadores:
“Penso que vamos alternando de acordo com a resposta física. Hoje tínhamos jogadores que jogaram o último jogo ainda com dores musculares e não tinham completado a recuperação para entrar no jogo. Estamos treinando nesse momento com parte do grupo (no estádio), mas vou ver como eles se recuperam porque alguns jogaram muito bem e esses talvez possam iniciar.”
Por fim, Tiago Nunes mencionou que é necessário resultados, além de performance, para continuar com a gestão atual. “Se mantermos essa rotina de performance e resultado vamos conseguir estender a nossa preparação talvez para 30 ou 40 dias, que é um prazo ideal dentro do contexto brasileiro”, afirmou ele.