O Real Madrid tem um alvo brasileiro para reforçar a lateral-direita. Segundo o jornal “Marca”, da Espanha, o time merengue demonstrou interesse na contratação de Yan Couto, atualmente no Girona, que lidera a La Liga.
Emprestado pelo Manchester City, o defensor de 21 anos está em sua segunda temporada consecutiva com a camisa do Girona. Ele, inclusive, é um dos destaques na excelente campanha da equipe no Campeonato Espanhol.
As excelentes atuações na atual temporada renderam a convocação para a seleção brasileira, ainda sob o comando de Fernando Diniz, em outubro do ano passado. O lateral entrou em campo nos jogos contra Venezuela e Uruguai, válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
Essa foi a primeira convocação do defensor de 21 anos, que também acumula passagens pelas seleções de base do Brasil. Yan Couto foi revelado pelo Coritiba e se transferiu para o Manchester City no início de 2020.
Quem é Yan Couto?
Yan Couto está em sua segunda temporada consecutiva no Girona, da Espanha. O lateral-direito surgiu no futsal do Coritiba, migrou para o campo e permaneceu 10 anos no Alto da Glória.
Ele foi vendido para o Manchester City por 6 milhões de euros (R$ 30 milhões, na época) antes mesmo de estrear como jogador profissional. O clube brasileiro ainda pode receber mais seis milhões de euros como bônus relacionado à transferência.
O lateral Yan Couto se destacou principalmente na seleção sub-17 e foi campeão mundial da categoria em 2019, que aconteceu no Brasil. O atleta deu a assistência para o gol da vitória por 2 a 1 contra o México na final, contribuindo de forma decisiva para a conquista do tetracampeonato.
No ano seguinte, Yan estreou pelo Coritiba no Campeonato Paranaense, sob o comando de Eduardo Barroca, enfrentando o Cianorte. Ele também participou do jogo contra o Toledo, marcando assim a sua despedida do clube.
Chapéu no Barcelona
Yan Couto já tinha um acordo com o Barcelona antes de assinar o contrato de cinco anos com o Manchester City. O time espanhol ofereceu 5 milhões de euros (R$ 23 milhões na época).
O negócio estava praticamente fechado com o Barcelona, mas o City surgiu com uma proposta melhor e superou os catalães. Na época da negociação, o jogador afirmou que o técnico Pep Guardiola foi decisivo para convencê-lo a mudar de rumo. O Bayern de Munique também estava interessado no jogador naquela ocasião.
“De última hora, o Pep (Guardiola) viu meus jogos, gostou muito do meu estilo de jogo, do que fiz no Mundial. Disse que sou um grande jogador, que sou muito promissor. Também falou que tenho que praticar meu inglês, que tem que ser melhor do que o do Gabriel Jesus quando ele chegou”, contou ele ao ge.
Promessa do City
O jogador também optou pelo Manchester City por ter a promessa de ser utilizado no elenco principal, mas até agora essa promessa não foi cumprida. Yan Couto participou apenas de amistosos em pré-temporadas com o treinador e ainda não foi relacionado para o banco de reservas em nenhum jogo oficial.
Sem encontrar espaço, Yan teve que aceitar o que não estava inicialmente nos planos quando fechou com o Manchester City: ser emprestado para times menores. No primeiro ano, ele jogou no Girona na temporada 2020/21, que faz parte do Grupo City, onde terminou dois gols e cinco assistências em 29 partidas.
No ano seguinte, novamente fora dos planos no Manchester City, o lateral jogou pelo Braga, de Portugal, na temporada 2021/22, que conta com o grupo investidor do PSG como um dos acionistas. Pelo time português, Yan Couto deu quatro assistências e marcou um gol em 42 jogos. Desde então, está no Girona.