O Botafogo vem tendo um bom começo de temporada. Com duas partidas já disputadas pelo Campeonato Carioca, a equipe treinada por Tiago Nunes segue invicta. O desempenho vem sendo elogiado, mas o treinador descartou já ter um time titular.
Tiago Nunes já deixou claro que encara o início do Campeonato Carioca em 2024 como uma espécie de pré-temporada. Após a vitória por 2 a 0 sobre o Bangu, com uma escalação alternativa, no último sábado (20), no Estádio Nilton Santos, o técnico indicou que, por enquanto, não definiu uma distinção clara entre titulares e reservas.
Em entrevista coletiva, Nunes explicou que o período de preparação pode se estender por até 40 dias. “Existem clubes que optaram por usar um segundo time e estão fazendo preparações separadas, longe do Campeonato Carioca. Não é nossa condição atual, não temos condições de ter time B preparado para o Carioca desde o início”, contou.
“Encontramos a melhor maneira de gerenciar esse torneio e potencializar nossa preparação dando minutos a todos. Não vou utilizar essa linha de titulares e reservas, por mais que o grupo que jogou contra o Madureira seja formado em grande parte de remanescentes e reforços. Penso que vamos alterando de acordo com resposta física”, explicou.
O treinador ainda contou que o elenco vem mostrando algumas dores após a partida contra o Madureira, na estreia do Botafogo no Carioca. “Tínhamos jogadores no banco que atuaram contra o Madureira que estavam com dor muscular, não tinham completado todo o processo de recuperação adequado para jogar contra o Bangu, nem para entrar no jogo. Os caras estão treinando no Nilton Santos para continuar a preparação, temos três dias para o jogo com o Boavista”, explicou.
Ele ainda descartou ter um time titular para a partida da 3ª rodada:
“Vou ver também como os que jogaram neste sábado se recuperam, talvez uns possam iniciar, de acordo com a recuperação física. Se conseguirmos manter essa rotina de performance e resultado, conseguimos estender nossa preparação para 30, 40 dias, que é um prazo ideal para ter um grupo parelho para o resto da temporada.”
Carreira Matheus Nascimento
Em outro momento, o técnico do Botafogo comentou sobre o desempenho de Matheus Nascimento. De acordo com Tiago Nunes, o jovem tem potencial, mas teve um processo ‘mal gerido’.
“Vou ser bem objetivo com Matheus, tem muita qualidade técnica, um potencial incrível, mas é consequência de um processo mal gerido a longo prazo. Não é de agora, de um ou dois anos, é de antes. Um menino que sobe com 16 anos e não consegue ter continuidade de jogos fica em um limbo, não tem número suficiente de jogos para se desenvolver, isso gera uma expectativa enorme quando sobe ao profissional, desperta interesse de todo o planeta.”
Além disso, Tiago Nunes afirmou que o jogador ficou em uma posição intermediária no processo, ou seja, recebeu poucas oportunidades na equipe principal e não conseguiu dar um salto para ser transferido para o exterior.
“Foi ficando no meio do processo. Nem conseguiu atingir a titularidade, a sequência no Botafogo, porque é natural que o jovem precise ter maturidade e jogos em sua categoria nesse processo de transição para aos poucos ganhar espaço, nem tampouco deu salto para ser vendido para outro projeto”, explicou.
O treinador destacou que a tendência é que Matheus Nascimento vá ganhando espaço no Botafogo. “Hoje ainda está no limbo, tentando retomar o tempo. Aos poucos vamos dar carga de treinamento, informação, maturidade, técnica, física e emocional para saber administrar. Foi o cara da Seleção por um tempo e não era o cara do Botafogo. Jogava na Seleção e no clube não”, disse ele.
“Teve uma série de fatores que atrapalharam o processo de desenvolvimento dele. Tem potencial, mas ainda não atingiu a melhor versão dele. Se eu tiver oportunidade, se ele continuar desempenhando como vem nos treinamentos, vai ter mais minutos”, finalizou Tiago Nunes.