Nesta terça-feira (16), a Roma anunciou a demissão do técnico José Mourinho. A decisão do clube italiano pegou muitos torcedores de surpresa. Porém, o time não está sem comandante.
O clube agiu rapidamente e revelou seu novo comandante. A equipe italiana surpreendeu ao anunciar no seu site oficial que o ex-volante Daniele De Rossi, ídolo do clube em sua época como jogador.
O ex-jogador assumirá o cargo de treinador para a sequência da temporada 2023/24. A decisão foi considerada surpreendente, uma vez que o ex-jogador tem pouquíssima experiência como treinador.
Daniele De Rossi é o novo treinador da Roma
Desde que encerrou sua carreira como jogador, De Rossi teve uma breve experiência como treinador na SPAL, entre 2022 e 2023, com desempenho abaixo do esperado: 17,65% de aproveitamento em 17 partidas.
Em entrevista, Daniele agradeceu aos proprietários da Roma, Dan e Ryan Friedkin, pela oportunidade de assumir o cargo de treinador e prometeu dedicar-se intensamente às suas responsabilidades.
“Quero agradecer à família Friedkin por ter me concedido a responsabilidade de ser o técnico da Roma. Da minha parte, não conheço qualquer outro caminho que não o da dedicação, do sacrifício quotidiano e da necessidade de dar tudo de si para enfrentar os desafios que teremos daqui até o final da temporada”, disse ele.
O novo treinador da Roma destacou a emoção de assumir o cargo dentro do clube italiano. “A emoção de poder assumir o cargo de treinador é indescritível. Todos sabem o que a Roma significa para mim, e agora temos que começar a trabalhar imediatamente”, afirmou De Rossi.
Por fim, o técnico destacou os seus objetivos ao assumir a Roma. “Não temos tempo e nem a chance de ficar fazendo escolhas. Temos que ser competitivos, lutar por nossos objetivos e provar que somos capazes. Essas serão as prioridades”, finalizou o ex-volante.
A Roma encontra-se atualmente em 9º lugar no Campeonato Italiano, somando 29 pontos em 20 partidas. Na Europa League, o time enfrentará o Feyenoord nos playoffs, buscando avançar no torneio. A estreia de De Rossi como treinador será neste sábado (20), às 14h (horário de Brasília), contra o Hellas Verona, pela Serie A.
Carreira de Rossi
De Rossi fez 616 jogos e marcou 63 gols pelos Giallorossi em todas as competições, ocupando o segundo lugar no recorde de jogos de todos os tempos do clube. A nível de clubes, venceu a Coppa Itália duas vezes, em 2007 e 2008, juntamente com uma Supercoppa em 2007.
Além de recordes na Roma, Rossi também teve uma carreira internacional de sucesso. Disputou 117 partidas com a camisa italiana e representou a Azzurri em oito grandes competições internacionais. Em 2006, ele venceu a Copa do Mundo com seus companheiros de Roma, Francesco Totti e Simone Perrotta.
Demissão de Mourinho
A Roma anunciou a demissão do técnico José Mourinho. O treinador português estava no clube desde 2021, porém não resistiu à má campanha no atual Campeonato Italiano.
“Agradecemos a José pela paixão e pelo compromisso que demonstrou desde sua chegada. Sempre teremos grandes recordações de sua gestão, mas acreditamos que, para o bem do clube, é preciso fazer uma mudança imediata”, informou a Roma.
Mourinho encerra sua passagem pela Roma após 138 jogos, conquistando um vice-campeonato na Liga Europa e um título na Liga Conferência.