Nesta terça-feira (16), Leila Pereira, a presidente do Palmeiras, concedeu uma entrevista coletiva para falar sobre diversos assuntos no início da temporada do clube. Uma das questões abordadas foi em relação aos patrocínios.
Na coletiva apenas para jornalistas mulheres, a mandatária, que confirmou a renovação de Abel Ferreira, falou sobre uma possível renovação com a Crefisa e destacou a importância da transparência e credibilidade dos patrocinadores másters do clube.
Novo patrocinador
A partir de 2025, o Palmeiras iniciará um processo de concorrência para buscar um novo patrocinador, uma vez que o contrato com a Crefisa como patrocinadora máster do clube será encerrado.
De acordo com a presidente Leila Pereira, a intenção é cumprir o vínculo existente. A mandatária expressa a intenção de envolver sua própria empresa, a Crefisa, e também a Faculdade das Américas, na competição.
Além disso, destaca que não deseja negociar com empresas sem experiência no ramo. “Este patrocínio da Crefisa e FAM vai até dezembro de 2024 e vamos fazer, sim, uma concorrência”, afirmou a dirigente do Palmeiras.
“Se a Crefisa ou FAM tiverem interesse em cobrir estas propostas, quem vai decidir não vai ser a Leila. Sou candidata, mas não sei se vou ser eleita. Se a Crefisa tiver interesse em cobrir propostas, o clube tem o COF, vou submeter a eles”, explicou Leila.
O melhor para o clube
Leila contou que a cada duas semanas, empresas expressam interesse em patrocinar o Palmeiras, mas muitas vezes são recém-criadas e possuem um capital social insignificante.
A presidente ressalta que não confia em soluções miraculosas, buscando, portanto, parcerias com empresas que tenham credibilidade e capacidade financeira para cumprir compromissos.
“Quem oferecer o melhor valor, uma empresa idônea. Isto é muito importante. Não adianta fechar valores astronômicos sem mostrar o contrato. Sou contra no futebol estas cláusulas de confidencialidade”, destacou a presidente do Palmeiras.
Ela também destacou a transparência sobre o assunto. “O torcedor e o jornalista têm direito de saber quanto seu clube está recebendo, até para comparar. É fácil eu chegar e falar que o valor é tanto, sem comprovar. E depois de três meses, não pagam nada. Como faz?”, questionou ela.
Credibilidade
Leila Pereira pontuou que, para ser patrocinadora do clube, a empresa precisa passar credibilidade. Dessa forma, ela entenderá que o novo patrocinador conseguirá honrar com os compromissos firmados com o Palmeiras.
“Queremos empresas com credibilidade, que possam honrar os compromissos. Existem muitos aventureiros que querem se valer da marca do Palmeiras, aparecem por um, dois meses e não pagam nada”, afirmou ela.
“Quero empresas sérias, que possam cumprir o que se compromete, ou fica muito bonito, e cadê o dinheiro? Estes contratos têm parte fixa e variável. O que interessa é o fixo. O Palmeiras não quer ser sócio de patrocinador, quer parceiros que seja bom para os dois”, completou a mandatário do Palmeiras.
Até o momento, a Crefisa, identificada como o investidor máster do Palmeiras, tem efetuado o pagamento anual de R$ 81 milhões. A presidente do clube assegura que essa prática persistirá até o dia 31 de dezembro.