O Internacional avançou nas negociações para a contratação do volante Thiago Maia. Após acertar os termos com o jogador de 26 anos na semana passada, a direção colorada se aproximou de um acordo com o Flamengo, clube detentor do vínculo do meio-campista. Os avanços aconteceram na última segunda-feira (15).
Além do volante, o clube gaúcho segue em entraves na negociação com o colombiano Rafael Borré. Com representantes na Alemanha, o Inter já teria acertado todos os detalhes com o Eintracht Frankfurt, mas o problema não é o atual detentor dos direitos do jogador. O Werder Bremen não quer liberar o jogador.
Inter e Thiago Maia
Devido ao progresso nas negociações com o Internacional, Thiago Maia foi dispensado das próximas viagens do Flamengo. Nesta terça-feira (16), o clube carioca disputará uma partida em Manaus contra o Audax, pela primeira rodada do Campeonato Carioca.
Em seguida, no dia 18, a equipe embarcará para Orlando, nos Estados Unidos, para a segunda fase da pré-temporada. Com a liberação dos treinos, o Internacional espera agilizar o acordo com o Flamengo para que Thiago Maia possa se juntar à equipe e começar a treinar sob o comando de Eduardo Coudet nesta semana.
Em janeiro de 2022, o Flamengo desembolsou 4 milhões de euros (cerca de R$ 25,5 milhões na época) para adquirir 50% dos direitos de Thiago Maia junto ao Lille, da França. Vale ressaltar que o volante já havia atuado pelo clube carioca nas temporadas de 2020 e 2021 por meio de empréstimo.
Entraves
Apesar do acordo com Thiago Maia, na semana passada persistia uma diferença entre a demanda financeira do Flamengo e a oferta apresentada pelo Internacional. No início das negociações, o clube carioca buscava receber um montante próximo aos 4 milhões de euros investidos na compra do jogador, uma exigência que causou preocupação na direção colorada.
Na segunda-feira (15), porém, as partes finalmente chegaram a um consenso. O Flamengo indicou que está disposto a receber um montante menor, reconhecendo que o valor de Thiago Maia diminuiu desde sua chegada ao clube.
Com base nisso, o Internacional apresentou uma proposta oficial e aguarda uma resposta nos próximos dias. Caso os cariocas concordem, há a possibilidade de o volante se integrar à equipe ainda nesta semana no Beira-Rio.
E Rafael Borré?
O Internacional recebeu a autorização do representante de Rafael Borré para iniciar as negociações com o Werder Bremen, da Alemanha. A delegação colorada presente na Alemanha planeja enviar uma proposta oficial ao clube alemão.
A proposta deve ser enviada até quarta-feira (17), buscando a liberação imediata do jogador colombiano. Nos bastidores do Beira-Rio, há otimismo em relação ao desfecho positivo do negócio.
O Internacional já chegou a um acordo com Rafael Borré e com o Eintracht Frankfurt, clube detentor do contrato do jogador. Entretanto, atendendo ao pedido do atacante, a direção colorada adiou as negociações com o Werder Bremen, equipe para a qual o jogador está emprestado até junho.
A decisão de adiar as negociações com o Werder Bremen foi motivada pelo jogo contra o Bochum, válido pelo Campeonato Alemão. A partida terminou em empate por 1 a 1. Borré comunicou que não desejava discutir sua saída antes dessa partida, uma vez que se tratava de um confronto direto na luta contra o rebaixamento.
Acertos e entraves
O presidente Alessandro Barcellos, o gerente jurídico Felipe Dallegrave e o gerente de mercado Deive Bandeira, membros da comitiva colorada na Alemanha, concluíram no último fim de semana apenas o acordo com o Eintracht Frankfurt.
Apesar de estar encaminhado, o acordo ainda dependia da resolução de algumas questões consideradas complexas. Uma delas, por exemplo, envolveu a participação do River Plate no negócio. Borré negou conversas com o time argentino.
O prazo para o fechamento da janela de transferências é 7 de março. Caso não haja um acordo com o Werder Bremen até essa data, o atacante só chegaria a Porto Alegre em 10 de julho, quando se abre a janela de transferências de inverno.