O que era para ser apenas uma noite de festa para a torcida do Altos acabou se transformando em tumulto, com o uso de spray de pimenta e manifestações de descontentamento dos torcedores em relação à ação da Polícia Militar do Piauí.
O presidente do clube, Warton Lacerda, criticou a abordagem da PM, caracterizando-a como um “uso desproporcional da força” após a conclusão da vitória contra o ASA.
Os times se enfrentaram no estádio Lindolfo Monteiro, na noite do último domingo (14). O jogo assegurou a classificação da equipe para a fase de grupos da Copa do Nordeste.
Presidente do Altos critica
Após a partida, Warton Lacerda soltou o verbo sobre a situação e criticou a postura da Polícia Militar. O presidente do Altos destacou as cenas que viu e questionou a atitude tomada pelas autoridades do Piauí.
“Vi torcedores subindo o alambrado e em seguida vi o spray. Mas usou o spray de pimenta para quê? Qual é o bandido que tem nessa arquibancada? Quem estava quebrando o quê? Para quê esse uso desproporcional? Aqui não tinha bandidos, aqui tinha torcedores”, afirmou o mandatário.
Warton destacou que trabalha na área há muito tempo e não concorda com essa situação. “Eu trabalho com futebol há muito tempo. Fazer o futebol no Piauí e trazer o torcedor para o estádio já não é uma tarefa fácil”, afirmou o presidente do Altos.
“Eu não concordo com esse tipo de coisa. A torcida do Altos é família, são pessoas de bem. Para quê fazer o uso desproporcional disso? Onde está escrito? Eu não sei de onde partiu, não sei quem foi, mas fica o meu repúdio”, completou ele.
Mudanças
Além de ocupar a presidência do Altos, Warton Lacerda também é deputado estadual e fez uso de sua posição para solicitar providências ao comando da Polícia Militar em relação ao incidente que, de acordo com ele, obscureceu um momento vitorioso:
“Diante de uma vitória belíssima do nosso time, aqui deveríamos estar falando de uma vitória e agora vamos ter que falar de um momento de repúdio. Falando como parlamentar, não como presidente do Altos: que a nossa força militar reveja isso. Não está certo, aqui não tem bandido. Aqui tem pessoas, tem famílias, torcedores, times de futebol, aqui tem paixão. Repudio veemente o uso da força. Fica o meu repúdio como presidente do Altos e como parlamentar. Espero que o comando da polícia tome atitudes.”
Altos se pronuncia
Ainda no domingo à noite, o Altos emitiu uma nota oficial sobre o incidente, expressando repúdio em relação à abordagem da Polícia Militar na situação:
“NOTA DE REPUDIO! É extremamente inadmissível o que a Polícia do Piauí fez com os torcedores do Altos após o apito final! No momento de comemoração, nossa torcida foi hostilizada com spray. Cenas como essa não podem se repetir e evidência o despreparo de quem deveria cuidar do povo.”