Atual campeão da Libertadores, o Fluminense mostrou que está ativo no mercado de transferências. O time está perto de anunciar mais um reforço para a temporada.
Gabriel Pires, de 30 anos, está prestes a se tornar o quarto reforço do Fluminense para o ano de 2024. Na terça-feira, o meio-campista obteve a rescisão do contrato com o Benfica.
Com isso, o jogador consegue a liberdade para assinar com o Tricolor. Atualmente no Rio de Janeiro, ele aguarda a chegada dos documentos de Portugal para formalizar um contrato de três anos.
Gabriel Pires no Fluminense
Segundo informações do jornal ‘A Bola’, de Portugal, Gabriel Pires recebia 1,1 milhões de euros “limpos” por temporada. Ou seja, o jogador tinha custos totais de quase 2,3 milhões de euros para o clube português.
Por conta da falta de intenção em mantê-lo no elenco, o clube português optou por uma solução e chegou à rescisão entre as partes.
O atleta de 30 anos participou de 34 partidas pelo Alvinegro em 2023, sendo titular em 13 delas. Gabriel Pires contribuiu com dois gols.
No entanto, precisou se afastar do time após parar no departamento médico. Após se recuperar de uma lesão na panturrilha, conquistou a posição de titular na reta final do Brasileirão.
Quase permaneceu no Botafogo
De maneira curiosa, a permanência de Gabriel Pires no Botafogo chegou a estar encaminhada. O Benfica estava inclinado a ceder o jogador. No entanto, a decisão final ficou nas mãos do proprietário da SAF, John Textor.
O norte-americano delineia um novo perfil para a equipe, que estará presente na disputa da Libertadores em 2024. Dessa forma, o empresário optou por não prosseguir com o meio-campista.
Fluminense no mercado
Gabriel Pires caminha para ser o quarto reforço do Fluminense para 2024. Anteriormente, o Tricolor anunciou as contratações do goleiro Felipe Alves, do zagueiro Antônio Carlos e do meia Renato Augusto.
O Fluminense, detentor de 50% dos direitos econômicos de Jhon Arias, planeja adquirir a porção restante do passe do meio-atacante. Para concretizar essa transação, o Tricolor terá que negociar com o Patriotas, ex-clube do jogador.
No entanto, as informações do “ge” indicam que os colombianos não têm a intenção de abrir mão dessa fatia facilmente. Os times não estabeleceram um valor fixo para a venda dos 50% restantes.
Os colombianos aspiram a uma potencial transferência significativa de Arias para o exterior. Com essa abordagem, a equipe busca obter um lucro maior do que teria ao negociar os direitos econômicos diretamente com o Tricolor.
Em 2021, o Fluminense desembolsou 600 mil dólares (cerca de R$ 3 milhões na cotação da época) para adquirir os serviços do atleta. Com seu notável desempenho em 2023, peça fundamental na conquista da Libertadores, Arias está em alta no clube.
Assim, ao retornar das férias, receberá uma proposta de aumento salarial. Vale ressaltar que o contrato atual do colombiano se estende até o final de 2026.
Arias encerrou a última temporada com um impressionante desempenho, registrando 12 gols e 17 assistências em 61 jogos. Aos 26 anos, o jogador tem seu valor de mercado estimado em 10 milhões de euros (cerca de R$53,5 milhões na cotação atual), de acordo com avaliação do Transfermarkt.