Kauan Santos, meia do Palmeiras, foi vítima de ofensas racistas após a eliminação da equipe na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time alviverde foi derrotado por 1 a 0 pelo Aster Itaquá-SP em Barueri, na última segunda-feira (15).
Com a derrota, o Palmeiras terminou encerrando as chances de conquistar o tricampeonato. Após o jogo, o jogador compartilhou um desabafo em sua conta oficial no Instagram, relatando xingamentos direcionados a ele e a seus familiares.
Kauan Santos relata ofensas racistas
No seu relato, o jogador contou que foi um dia muito ruim e que entende ter falhado. “Hoje foi o pior dia da minha vida e da minha carreira… Sei que errei e falhei com todos vocês (família, torcedores, companheiros e comissão)”, escreveu.
Kauan Santos ainda apontou que os torcedores de verdade estiveram apoiando a equipe ao longo da Copinha. “Os que saíram de casa para nos apoiar em todos os jogos, esses, sim, são torcedores de verdade da Sociedade Esportiva Palmeiras!”, disse ele.
Por fim, o jogador aproveitou para mandar um recado para as pessoas que o xingaram. “Aos que xingaram… Foram racistas comigo e com a minha família… O futebol não precisa mais disso. Reconheço meu erro e meu mau desempenho, mas isso não condiz mais com o futebol”, completou Kauan.
O jogador, de 19 anos, vem sendo apontado como uma das promessas do Palmeiras na competição. O meia foi indicado ao Prêmio Dener de gol mais bonito na segunda rodada da Copinha.
O tento foi marcado por Kauan Santos na goleada por 4 a 0 sobre o União ABC. Até o momento, o clube não emitiu nenhum pronunciamento sobre o ocorrido.
Jogador do Vasco também foi alvo de ofensas racistas
Este é o segundo caso de racismo registrado na Copinha 2024. Lucas Eduardo, capitão do Vasco, afirmou ter sido alvo de insultos racistas, sendo chamado de “macaco” enquanto concedia entrevista à beira do gramado.
O jogador estava falando após a eliminação da equipe carioca, derrotada por 4 a 1 pelo Vitória, no último sábado (13). A partida entre as duas equipes estava acontecendo Guarulhos.
O jogador relatou os insultos nas redes sociais e também mencionou ter sido atingido por um copo d’água. Este episódio, ocorrido no dia do seu aniversário de 20 anos, foi descrito por ele como a “derrota mais dolorosa da vida”.
Em nota, o Vasco lamentou o ocorrido e exigiu medidas punitivas:
“O Vasco da Gama repudia as agressões sofridas por Lucas Eduardo e está tomando as medidas necessárias para investigar e punir os responsáveis. As agressões e crimes dessa natureza não serão tolerados e serão fortemente combatidos.”
Derrota do Palmeiras
No jogo, aos 16 minutos do segundo tempo, Jean Tadeu marcou o gol do Aster em uma jogada de contra-ataque. Kauan foi titular durante toda a partida, acertando uma bola na trave na etapa inicial e contribuindo em algumas das melhores oportunidades do time alviverde.
Além deles, o goleiro Vinicius Chacon teve uma atuação destacada, sendo fundamental para evitar que os atuais bicampeões conquistassem a vaga.
Com a derrota, o Palmeiras encerrou uma sequência histórica de 19 vitórias consecutivas na Copinha, representando um recorde no torneio. A equipe, campeã em 2022 e 2023, mantinha um aproveitamento de 100% até o confronto de segunda-feira, quando foi amargamente eliminada.