A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior não ocorrerá mais no Pacaembu, assim como havia sido anunciado no final de 2023. A Federação Paulista de Futebol emitiu um comunicado, nesta terça-feira (16), sobre o assunto.
A entidade que organiza a competição, considerada a maior de base do Brasil, informou que a decisão do torneio não será realizada no tradicional palco que costumava sediar o evento antes do início de sua reforma.
Final não será no Pacaembu
Já era de conhecimento público que uma possível final da Copinha no Pacaembu seria considerada um evento teste. Isso acontece porque o estádio não estaria completamente concluído.
A Allegra Pacaembu, responsável pela reforma do estádio, divulgou uma nota afirmando que o local estaria apto a receber a decisão. Assim sendo, teria a capacidade de até 10 mil pessoas nas arquibancadas.
Conforme informado pela FPF, a decisão de não realizar a final no Pacaembu foi tomada após uma análise criteriosa de todos os envolvidos. A prioridade era na segurança e no conforto de clubes e torcedores.
A entidade se comprometeu a observar todas as questões de segurança e critérios técnicos e, oportunamente, anunciará o novo local da final.
A FPF declarou que chegou a um acordo com a prefeitura de São Paulo e a concessionária para vetar a realização da final no Pacaembu devido a “questões de segurança”. O estádio atualmente não possui gramado, e a estrutura necessária para sediar uma decisão não pode ser implementada em menos de 10 dias.
Desde dezembro, diante do progresso da reforma do estádio, havia um sentimento de pessimismo em relação à realização da competição no Pacaembu. Essa informação foi confirmada nesta terça-feira (16).
Nota oficial da FPF
Confira a nota oficial da Federação na íntegra:
A Federação Paulista de Futebol, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Cidade de São Paulo e a Concessionária Allegra Pacaembu informam que decidiram, em comum acordo, que a final da Copa São Paulo Sicredi 2024 não será realizada no Estádio do Pacaembu.
A decisão foi tomada após criteriosa análise de todos os envolvidos, prezando prioritariamente pela segurança e conforto de clubes e torcedores.
Conforme previsto em Regulamento, a FPF observará todas as questões de segurança e critérios técnicos para anunciar oportunamente o novo local da final.
A Concessionária Allegra Pacaembu ressalta que as obras de modernização e restauro seguem em ritmo acelerado e a reabertura do Complexo do Pacaembu se dará em fases ao longo do primeiro semestre de 2024. A empresa informa, ainda, que o andamento dos trabalhos segue dentro dos prazos contratuais e que o Pacaembu estará de volta para a Copinha de 2025, completamente renovado.
Allegra se pronuncia
Diante da atitude da FPF, a concessionária também emitiu um comunicado sobre a decisão de mudança do estádio. Segundo a Allegra, a obra está cumprindo os prazos definidos no contrato:
“A Concessionária Allegra Pacaembu informa que as obras de reforma, modernização e restauro do Complexo Pacaembu cumprem os prazos definidos em contrato. A abertura no dia 25 de Janeiro sempre foi uma opção da concessionária, não obrigação contratual. Não há atrasos. As obras seguem em ritmo acelerado e a reabertura do Complexo do Pacaembu se dará em fases ao longo do primeiro semestre de 2024.”