O Vasco já chegou a um acordo com o volante colombiano Gustavo Cuellar, ex-Flamengo, atualmente no Al-Shabab, da Arábia Saudita. Porém, a chegada do defensor ainda não é dada como certeira.
As negociações entre o jogador, o clube carioca e o clube árabe estão bem encaminhadas. No entanto, agora, o diretor de futebol do Vasco, Alexandre Mattos, está empenhado em convencer a 777 Partners a investir no jogador.
Vasco estaria acertado com Gustavo Cuellar
Mesmo sendo titular na Arábia Saudita, o volante demonstrou entusiasmo com a perspectiva de voltar a jogar sob o comando do técnico Ramón Díaz. O defensor e o treinador já haviam trabalhado no Al-Hilal, também da Arábia Saudita.
Cuellar também concordou em ajustar seu salário para concretizar a transferência para o Vasco. O jogador, de 31 anos, teria acerto um vínculo com o clube carioca até o final de 2026.
Além disso, a possibilidade de renovação com base em metas. A informação inicial foi divulgada pelo jornalista Lucas Pedrosa e confirmada pela Itatiaia.
Alexandre Mattos tem mantido contato diário com o jogador e seus representantes para atualizá-los sobre a situação. O Al Shabab já comunicou que está disposto a liberar o atleta mediante uma compensação financeira.
Apesar de Cuellar ter contrato com o clube árabe até o final de 2026, o mesmo período em que ele acertaria com o Vasco, as negociações continuam para viabilizar a transferência.
Convencer a 777 Partners: meta do Vasco
A 777 Partners, que possui 70% da SAF cruzmaltina, geralmente não investe em jogadores com a idade de Cuellar. Dessa maneira, isso pode acabar sendo um grande impasse no mercado de transferências do Vasco – e uma meta a ser batida pela direção do time.
No entanto, considerando ser um pedido do técnico Ramón Díaz, Alexandre Mattos acredita que pode persuadir a empresa norte-americana. Com isso, convenceria a 777 Partners a fazer um investimento neste jogador, que seria fundamental para o elenco.
Allan entra na jogada
Alexandre Mattos ainda precisará convencer a 777 Partners a contratar Allan, além de Cuellar. A empresa estadunidense tem demonstrado resistência em relação à contratação de ambos os jogadores devido à idade avançada.
Allan está em negociações com o Botafogo, e isso coloca o Vasco em uma corrida contra o tempo para disputar a contratação do jogador. A expectativa é que a 777 Partners tome uma decisão sobre a contratação do volante nos próximos dias, uma vez que o jogador já está em conversas avançadas com o rival.
Proposta pelo zagueiro
A proposta apresentada pelo Vasco para comprar o jogador em definitivo está na faixa de 1,3 milhão de euros (cerca de R$ 7 milhões), cifras semelhantes ao montante pago pelo Al-Shabab pela aquisição do atleta. O acordo também incluirá bônus relacionados ao desempenho do jogador.
Se a transferência de Cuellar for confirmada, ele chegaria para ocupar a posição de Zé Gabriel. Apesar da renovação de contrato, o camisa 23 é considerado uma excelente opção no elenco. Dessa forma, o colombiano assumiria a titularidade, com Zé Gabriel como opção no banco, consolidando assim a posição no setor.
Aos 31 anos, Gustavo Cuellar teve passagens pelo Deportivo Cali-COL, Junior de Barranquilla-COL e Flamengo. Depois de sua passagem pelo futebol brasileiro, o zagueiro foi vendido para o Al-Hilal. Após quatro temporadas como titular na equipe atual de Neymar, o colombiano assinou contrato com o Al Shabab.