Marta recebeu uma homenagem na cerimônia do Fifa The Best 2023. Aos 37 anos, a atacante joga pelo Orlando Pride, nos Estados Unidos.
Ela foi eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo. Marta, que atua pela seleção brasileira há duas décadas, ainda almeja disputar os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Homenagem para Marta
Marta disputou seis Copas do Mundo. Sua estreia no Mundial foi em 2003. Desde então, a atacante participou de todas as edições desde então.
Além disso, Marta é a maior artilheira da história das Copas, tanto entre homens quanto entre mulheres, com 17 gols.
Marta acumula 189 jogos pela seleção brasileira, com 122 gols marcados. Em sua trajetória, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003 e 2007, além da Copa América em 2003, 2010 e 2018.
Além disso, foi vice-campeã da Copa do Mundo em 2007 e conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de 2004 e 2008.
Marta ressalta dificuldades
Em seu discurso, Marta destacou que o momento foi bastante especial e que era difícil encontrar palavras para descrever o que estava sentindo no momento. “É sempre difícil subir neste palco e não se emocionar. Eu tive a felicidade de, algumas vezes, receber o prêmio de melhor jogadora. Acho que é muito mais fácil falar se baseando do que fez o ano inteiro e agradecer as companheiras, staff, família”, disse ela.
“Mas isso aqui é muito mais especial. Difícil até de encontrar palavras. Mas eu quero que, assim como estou enxergando nesta homenagem, quero que todas as mulheres possam também enxergar um futuro promissor. Onde não seja direcionado somente ao futebol, mas a qualquer atividade”, afirmou Marta, bastante emocionada.
A jogadora destacou que sempre buscou fazer com que o mundo fosse melhor, buscando muito respeito. “Porque o que a gente busca diariamente, através daquilo que Deus nos destinou a fazer, é buscar fazer com que o mundo seja melhor para todos. Sem distinção. É buscar igualdade, respeito”, afirmou ela.
“Deixo aqui esta mensagem para todos aqueles e aquelas que tem o poder de transmitir essa mensagem através do que você faz. Vai agradecer a um Ronaldo, a um Zagallo, a um Pelé. Vai agradecer a uma Jenni, que tive o prazer de jogar com ela em 2013”, completou.
Apoio da Fifa
Por fim, Marta agradeceu à Fifa por todo o apoio que vem sendo dado ao futebol feminino. “Quero agradecer à Fifa e a toda a comunidade do futebol pela homenagem que estou recebendo em vida e ainda em atividade“, disse.
“Isso é, sem dúvida, uma grande motivação para que continuemos evoluindo. E, quem sabe, não jogar mais uma Olimpíada. E depois terei a resposta se continuo ou não. Obrigada”, finalizou a craque brasileira.
Prêmio Marta
A FIFA anunciou uma nova premiação, que levará o nome de Marta. A partir do Fifa The Best 2024, o “Prêmio Marta” será concedido ao gol mais bonito do futebol feminino.
A homenagem é semelhante ao Prêmio Puskás, que já englobava os gols mais bonitos tanto do futebol feminino, quanto do masculino. Agora, com a homenagem e imortalização de Marta, será dividido.