Guilherme Madruga, ex-Botafogo-SP e recém-anunciado pelo Cuiabá, conquistou o Prêmio Puskás. A premiação reconhece o gol mais bonito do ano no futebol mundial, durante o Fifa The Best 2023.
O meio-campista de 23 anos superou Julio Enciso e Nuno Santos. Enciso é jogador do Brighton, enquanto Nuno Santos atua no Sporting. Eles ocuparam, respectivamente, o segundo e terceiro lugares no ranking.
Discurso emocionado
Durante o seu discurso, Guilherme Madruga mostrou estar bastante emocionado com a sua conquista. O jogador aproveitou para mandar um recado aos seus pais, que ficaram no Brasil, e ao irmão, que o acompanhou na premiação.
“Hoje é um dia único na minha vida. Com certeza está marcado na minha história e na memória de todos aqueles que me acompanham desde o começo da minha trajetória. Meu primeiro agradecimento é a Deus”, começou o jogador, que, na época do gol, estava no Botafogo-SP.
Madruga relembrou que, no momento do gol, queria um contrato profissional. “Quando fiz este gol, estava emprestado e só queria ser comprado. Planejei apenas este objetivo e Deus me concedeu: fui comprado. Hoje, vou disputar a 1ª divisão do Campeonato Brasileiro”, contou ele, que foi anunciado pelo Cuiabá, nesta segunda-feira (15).
Recado aos pais
Guilherme ainda mandou um recado completamente emocionado ao pai e à mãe. “Um dia único na minha vida. Com certeza está marcado na minha história e também na memória de todos que me acompanham desde o começo da minha trajetória. Esta dedicatória vai para minha família e aos meus pais, que estão no Brasil”, disse.
“Pai, todos aqueles que te chamavam de louco que me passava treino na areia quando eu tinha 13 anos, não vão mais chamar: estou realmente virando profissional. Mãe, toda vez que a senhora chorava escondido quando estava longe, valeu a pena”, afirmou o jogador.
Por fim, Guilherme falou com seu irmão e os familiares que estavam no Brasil. “E meu irmão, que está comigo aqui hoje: muita gratidão por me acompanhar. Dedico a todos meus familiares que estão no Brasil, todos reunidos. É um sonho que estou vivendo, estar entre meus ídolos. Eu não esperava isso. Foi totalmente diferente do que planejei, mas foi muito melhor”, finalizou ele.
O gol de Guilherme Madruga
Madruga marcou um golaço de bicicleta em junho, quando o Botafogo-SP venceu o Novorizontino fora de casa. O jogo foi válido pela Série B do Campeonato Brasileiro.
A obra-prima aconteceu no final do primeiro tempo da partida em questão. Após um duelo pelo alto, Madruga realizou uma bicicleta de fora da área, encobrindo o goleiro Jordi e garantindo a vitória para a equipe de Ribeirão Preto.
Os vencedores do Fifa The Best 2023
- Melhor jogador: Lionel Messi (Inter Miami e Argentina)
- Melhor jogadora: Aitana Bonmatí (Barcelona e Espanha)
- Prêmio Puskás: Guilherme Madruga (Botafogo-SP)
- Melhor goleiro: Ederson (Manchester City e Brasil)
- Melhor goleira: Mary Earps (Manchester United e Inglaterra)
- Melhor técnico (masculino): Pep Guardiola (Manchester City)
- Melhor técnica (feminino): Sarina Wiegman (Inglaterra)
- Fair Play: seleção brasileira (mensagem contra o racismo)
- Prêmio Especial: Marta (imortalizada)
- Fan Award: Daniel Iñiguez (torcedor argentino do Colón)