Um dos primeiros reforços do Palmeiras para a temporada de 2024, Caio Paulista foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (15). Acompanhado de sua família, o jogador comentou sobre a sua chegada no novo clube e rebateu algumas críticas.
Durante a coletiva de imprensa, Caio também comentou sobre o contato que teve com Abel Ferreira, técnico da equipe, e destacou a sua expectativa para a sua estreia pelo time.
Trabalho com Abel Ferreira
Abel Ferreira teve férias prolongadas e voltou ao time nos últimos dias. Por isso, não teve muito contato com Caio Paulista. De acordo com o jogador, ainda não teve muito tempo para conversar com o técnico sobre seu estilo de jogo.
“Ainda não tive muito contato com o professor, de falar de jogo. Ele se apresentou. Sempre conversando com companheiro para saber como ele é, você fica na expectativa, dizem que é a melhor pessoa, que vê o ser-humano atrás do atleta”, destacou Caio.
O jogador seguiu elogiando o trabalho do treinador e garantiu que sempre seguirá buscando melhores resultados. “Esse é nosso personagem, mas nossa vida não se resume só a isso. Ele sempre vai exigir o melhor, nunca se deixar acomodar, exigir um pouco mais e essa evolução vai ser muito constante. Sempre vou seguir evoluindo”, afirmou.
Além disso, quando questionado sobre a mudança para o gramado sintético do Palmeiras, o jogador disse que tudo é questão de adaptação. Porém, Caio Paulista revelou que não era muito acostumado, mas vai fazer tudo para que estejam adaptado o quanto antes.
“Tudo é adaptação. Conforme passarem os jogos que vou me adaptando partida por partida, vai chegar uma hora que vou estar adaptado. Não era muito acostumado a jogar em grama sintética, mas agora não tem saída. Vou me adaptar ou vou me adaptar. Mas vou tentar fazer isso da melhor forma possível”, completou.
Versatilidade e inspirações
Na sequência, Caio Paulista comentou sobre seu estilo de jogo. O jogador destacou que nem sempre foi fácil jogar na lateral, mas que foi aprimorando o seu desempenho na posição, principalmente com a ajuda de alguns treinadores ao longo de sua carreira:
“Jogar na lateral foi difícil para mim no começo, mas comecei a ver vídeos. Os treinadores passaram a me ajudar a evoluir mais no aspecto defensivo. Fui evoluindo mais, passando a entender mais da função, sobre fechamento de linha, o momento que tem que descer. Tenho muito a evoluir ainda, mas estou familiarizado com o corredor esquerdo porque jogava na frente e agora tendo mais informação da parte de lateral.”
Questionado sobre suas grandes inspirações de laterais, Caio Paulista revelou que assiste bastante vídeos de Marcelo, do Fluminense, e de Alphonso Davies, do Bayern de Munique. De acordo com ele, são grandes jogadores para tentar seguir o mesmo caminho.
“Eu vejo muito Marcelo e Alphonso Davies, é onde tento me inspirar. Jogadores vitoriosos, Marcelo não preciso nem falar, tem carreira brilhante. São esses exemplos que a gente tem que fazer de tudo para tentar seguir o mesmo caminho”, afirmou o lateral.