Eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste, após uma derrota nos pênaltis para o Altos-PI, o Santa Cruz vive um momento bastante delicado em sua história. O time, inclusive, enfrenta a possibilidade de encerrar sua temporada de 2024 já no próximo mês, em fevereiro.
Em um ano que se configura como o pior na centenária história do clube, o Tricolor terá como último compromisso o Campeonato Pernambucano. Caso não tenha sucesso no torneio, pode encerrar as competições antes mesmo do previsto.
O que o Santa Cruz precisa?
Para evitar o encerramento prematuro da temporada, o Santa Cruz precisa garantir uma posição entre os seis primeiros na fase inicial do Campeonato Pernambucano, o que o qualificaria para a segunda fase a ser disputada no início de março.
Dessa forma, caso a equipe alcance a final, o Santa Cruz terá disputado um total de 14 jogos. No entanto, não irá muito além. Isso porque a temporada de 2024 se encerraria para o clube em 6 de abril.
A missão primordial da equipe será assegurar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Para alcançar esse objetivo, o time dirigido pelo técnico Itamar Schülle necessitará terminar o Campeonato Pernambucano entre os quatro primeiros classificados.
Eliminação na Copa do Nordeste
Com a eliminação diante do Altos-PI, apesar de abrir uma vantagem de 2 a 0 e permitir a reação do adversário, o Santa Cruz não apenas perdeu a oportunidade de conquistar a premiação de cerca de R$ 1,2 milhão destinada aos times da fase de grupos, mas também desperdiçou a chance de manter um calendário de competições que se estenderia até junho.
Após a eliminação, nos pênaltis por 11 a 10, o técnico do Santa Cruz lamentou o resultado. Itamar Schulle destacou a tristeza pela eliminação e destacou que o time teve oportunidades de ampliar o placar.
“A gente fica triste pelo resultado que tivemos, que tínhamos tudo para vencer. Mas decepcionado não, porque nossa equipe além de fazer 2 a 0 teve chance de fazer o terceiro, o quarto, criamos várias oportunidades de matar o jogo. Não foi por falta de criação, mas o futebol pune.”
Goleiro revela ameaças
Em um comunicado nas redes sociais nesta terça-feira, André Luiz desabafou intensamente após a eliminação do Santa Cruz na seletiva da Copa do Nordeste. O goleiro foi apontado como um dos “culpados” na competição e expôs ameaças que recebeu por parte da torcida nos últimos dias.
“Você é pego por um segundo e seu mundo vira de cabeça para baixo, essa é a vida do goleiro. Tudo o que você conquistou nada mais importa, todo trabalho nada mais importa, você pode ter tido o melhor ano da sua vida, mas nada mais importa aos olhos humanos”, disse André Luiz.
“Você não presta mais, você é um lixo, você recebe ameaças contra a sua vida, ameaças na rua. E já não merece mais estar onde você está. Essa é a vida de jogador que muitos não sabem”, acrescentou o goleiro, que finalizou:
“Você já não presta mais, você é um lixo, você recebe AMEAÇAS contra sua vida, AMEAÇAS na rua e já não merece mais estar onde você está, essa é a vida de jogador que muitos não sabem, elogios e críticas. O pior de tudo é você olhar para as pessoas que você mais ama e ver a dor nos olhos por você estar nessa situação, ver que eles queriam estar no seu lugar pra tomar suas dores, essas pessoas que não têm nada a ver com a situação são xingadas, magoadas, humilhadas.”