“Acreditar” foi a palavra usada pelo presidente Alberto Guerra na representação do Grêmio na tarde desta terça-feira (9). O dirigente, assim como o técnico Renato Portaluppi e o vice-presidente de futebol, Antônio Brum, dirigiu-se aos jogadores e demais funcionários do Tricolor que começam a pré-temporada.
Guerra relembrou os grupos gremistas desde 1981, quando ainda na infância começou a acompanhar o Grêmio. Ele pediu aos atletas para acreditarem nos companheiros, na direção e na comissão técnica.
O que disse Alberto Guerra?
Durante o seu discurso, o presidente relembrou a história do Grêmio e destacou que, historicamente, o clube superou adversários considerados mais fortes. “Não pode se acostumar com derrota ou vitória. Tem que acordar querendo ganhar”, disse o presidente.
Sobre a reformulação no elenco, o presidente destacou que a diretoria está trabalhando para contratar novos reforços. Alberto Guerra explicou que tudo vem sendo trabalhado com cautela:
“Temos uma Libertadores, possibilidade de ser heptacampeão gaúcho, Copa do Brasil, e foram vocês que aumentaram essa régua. Acredito muito em cada um que está aqui. O elenco foi estudado. Diferente do ano passado, a palavra chave é Continuidade. Da comissão técnica, de grandes jogadores que aqui estão e conseguimos duas novas contratações, outros virão, não estamos sonegando. Sabemos que o grupo precisa de reforços, mas essa base é forte.”
O dirigente gremista também mencionou as conquistas do Grêmio sobre o São Paulo em 1981, sobre o Peñarol na Libertadores de 1983 e sobre o Palmeiras da Parmalat na Libertadores de 1995 para justificar a confiança no elenco. Em todos esses casos, os adversários tinham um poder de investimento maior, mas o Grêmio acabou se sagrando campeão:
“Às vezes dinheiro não é tudo e acreditar é importante. Tive a sorte de desde 81 ter acompanhado toda transformação do Grêmio. Não tem nenhum clube que ganhou mais Libertadores que o Grêmio e nenhum jogou mais semifinais. Não sonegamos que precisamos de reforços”, afirmou o mandatário.
“Mas acreditar no companheiro, na comissão, é um passo importante para que venham querendo ganhar e esses pequenos ganhos nos levam aos títulos. Eu acredito em vocês. Nós acreditamos em vocês”, completou o presidente do Grêmio.
Renato Portaluppi também fala
O técnico Renato Portaluppi, na sequência, expressou seu agradecimento pelo apoio dos gremistas na temporada. O ídolo gremista afirmou que a responsabilidade do clube aumenta com a disputa da Libertadores em 2024.
“Agradecer aos nossos torcedores, porque como mostramos, tivemos 1 milhão de torcedores na Arena, não é para qualquer clube. Mostra que o trabalho é bem feito e com resultado. Nossa responsabilidade aumenta. O torcedor vai seguir acreditando. Com o nosso grupo, com jogadores que chegaram e outros que vão chegar, ficaremos fortes para 2024 e para dar sequência no trabalho.”
O elenco não contou com a presença do zagueiro Bruno Uvini, que foi dispensado da solenidade devido ao falecimento de sua mãe. Os volantes Ronald e Carballo também estavam ausentes devido aos compromissos com a seleção pré-olímpica e à recuperação de uma lesão, respectivamente.
O grupo gremista já havia realizado treinamentos pela manhã e estava programado para participar de outra sessão de atividades na tarde desta terça-feira.