Reconduzido ao cargo após a decisão do STF, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, convocou os presidentes de todas as federações na tentativa de apaziguar o ambiente. O presidente recebeu seus colegas para um almoço.
Conversa de Ednaldo com presidentes
Porém, o clima não foi amistoso. Segundo o UOL, o presidente da CBF enfrentou muitas críticas em relação à sua forma de administração. Grande parte dos dirigentes expressou insatisfação com a centralização de Ednaldo nas decisões.
O presidente baiano prometeu ser mais receptivo aos presidentes e assegurou estar mais aberto ao diálogo. Os participantes caracterizaram a reunião como uma “lavagem de roupa suja”. A conversa se estendeu por cerca de quatro horas.
Oposição quer tirar o presidente
Apesar da aparente pacificação, o clima na CBF permanece instável. Mesmo com o retorno de Rodrigues ao cargo, a oposição não desistiu de suas posições.
Existe a expectativa de que os opositores, que contam com os ex-presidentes Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero como alguns de seus líderes, se reúnam. Com isso, ambos decidirão quais serão os próximos passos possíveis.
“Não existe mais processo eleitoral, faz parte do passado. Foi uma conversa muito franca e leal, serviu para olharmos para frente. O Ednaldo vai ter um diálogo mais constante, isso foi recebido como um bom sinal”, disse Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.
Na próxima terça-feira (9), Ednaldo se reunirá com os 40 clubes das Séries A e B, além dos presidentes das federações estaduais. O dirigente busca acalmar os ânimos e conter a crise que envolve o futebol brasileiro.
Visita da Fifa
O diretor jurídico da Fifa, o espanhol Emílio García, esteve na sede da CBF nesta segunda-feira para avaliar a situação política da entidade.
Vale destacar que Ednaldo Rodrigues foi destituído e depois reconduzido ao cargo por decisões judiciais. García deu declarações de apoio ao presidente em exercício.
Ao lado do presidente da CBF, o representante da entidade máxima do futebol disse estar feliz com a permanência de Ednaldo Rodrigues:
Ficamos contentes e aliviados com a decisão do Supremo Tribunal que restabeleceu o presidente Ednaldo. O mais importante para a Fifa e para a Conmebol é que o futebol brasileiro escolheu o presidente Ednaldo, é a Assembleia Geral da CBF que tem competência para isso.
Além de Emilio García, o gerente jurídico da Conmebol, Rodrigo Aguirre, também participou de reuniões nesta segunda na sede da CBF. Ednaldo Rodrigues comentou a visita das duas entidades.
“Não é o presidente que ganha, é o futebol brasileiro. Eu fui eleito de forma clara e transparente no dia 23 de março de 2022. Agora temos a certeza de que nossos clubes e seleções vão poder participar de todas as competições internacionais”, disse o presidente da CBF.
Caos na CBF
A Fifa e a Conmebol vieram ao Brasil para analisar a situação política da CBF. Em 7 de dezembro, uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência, argumentando que sua eleição havia sido ilegal.
Essa decisão foi revertida em 4 de janeiro deste ano por uma liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF, que reconduziu Ednaldo à presidência, anulou a intervenção determinada pelo TJ-RJ.
O ministro cancelou a necessidade de uma nova eleição na CBF. Esta decisão do ministro Gilmar será julgada pelo plenário do Supremo, em data a ser definida.