A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) formalizou a negociação com o Mineirão, em Belo Horizonte (MG), para sediar a Supercopa do Brasil de 2024, previsto para o próximo mês. Na competição nacional, Palmeiras, campeão do Campeonato Brasileiro, irá enfrentar o São Paulo, time que conquistou de forma inédita a Copa do Brasil.
Neste momento, a entidade aguarda apenas a conclusão dos procedimentos burocráticos. Entre os próximos passos estão a assinatura do contrato pelo presidente Ednaldo Rodrigues, que deve oficializar o estádio como palco do confronto entre Palmeiras e São Paulo. O jogo entre os times está prevista para acontecer no dia 3 de fevereiro.
A proximidade do Estado de Minas Gerais com São Paulo facilita o transporte para as torcidas – algo que foi levado em consideração. Além disso, a capacidade do estádio (62 mil torcedores) é superior àquela da cidade do interior de Minas Gerais.
Autoridades, clubes e demais envolvidos na operação estão ajustando os últimos detalhes. O prazo para o anúncio é sexta-feira (12), segundo informações do portal Nosso Palestra. Vale destacar que a polícia se reuniu com os presidentes da Alvi Verde e Independente, organizadas do Palmeiras e São Paulo.
Mineirão receberá Supercopa do Brasil de 2024
Na tarde da última segunda-feira (8), aconteceu uma reunião entre os representantes das torcidas organizadas de Palmeiras e São Paulo. Além deles, estava presente o delegado da Delegacia de Repressão aos Delitos no Esporte (Drade), Cesar Saad.
A reunião aconteceu, principalmente, por conta de uma discussão sobre a possibilidade de dividir o estádio de maneira mista na Supercopa do Brasil. Isso seria diferente do formato adotado nos clássicos no estado de São Paulo, que ocorrem com torcida única desde 2016, por determinação do Ministério Público.
O Mineirão está passando por tratamentos há mais de duas semanas para se preparar para os jogos da temporada. O estádio, inclusive, estará disponível na data.
Vale destacar que, para o local, não há previsão de partidas do Cruzeiro agendados. O clássico contra o Atlético-MG acontecerá no dia seguinte, mas na Arena MRV.
Outras opções discutidas
Antes da escolha do Mineirão, as principais opções discutidas pela CBF eram o Maracanã, no Rio de Janeiro, o Mané Garrincha, em Brasília, e o Parque do Sabiá, em Uberlândia, no interior de Minas Gerais.
A cidade de São Paulo chegou a ser considerada, por conta da participação de dois clubes paulistas. No entanto, os estádios foram descartada. O motivo seria a exigência de torcida única no estado.
O Mané Garrincha foi retirado da lista logo no início das conversas. Isso porque o estádio sediará o evento Carnaval do Mané de 3 a 13 de fevereiro. Além disso, a CBF descartou a possibilidade de alterar a data da final. Por isso, foi removido das opções.
Mais tarde, o Parque do Sabiá também foi excluído da lista, e por último, o Maracanã. O estádio do Rio de Janeiro era a preferência de Palmeiras e São Paulo, que chegaram a solicitar para realizar o confronto no local.
No entanto, por conta de uma reforma no gramado programada para o mês de janeiro, a CBF teme que isso inviabilize a realização da partida.