O atacante Dudu, do Palmeiras, demonstrou otimismo em relação à sua recuperação das lesões no menisco e na ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito.
O jogador sofreu a lesão em agosto do ano passado durante a partida entre o Palmeiras e o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, segue no departamento médico do clube.
Otimismo
Em entrevista ao site do Palmeiras, o jogador contou que ficou chateado em ficar fora dos gramados e se questionou sobre tudo o que estava acontecendo com ele:
“Teve esse período de me questionar “por que isso aconteceu comigo?”, pois nunca tinha me machucado, ainda mais uma contusão séria dessa. Mas agora estou bem mais tranquilo, cabeça boa, fazendo a fisioterapia. Já estamos na fase de recuperação muscular, evoluindo bem, até um pouco melhor do que o esperado. Espero que eu possa me recuperar bem, voltar com o músculo seguro e a parte física boa para dar sequência na temporada.”
Recuperação
Desde o quarto mês de tratamento, Dudu tem participado de sessões de fisioterapia. Durante uma viagem de uma semana aos Estados Unidos em dezembro passado, o jogador seguiu um cronograma orientado por meio de chamada de vídeo, mantendo contato com o médico Marcelo Gondo e o fisioterapeuta Gustavo Kaschel.
Após retornar ao Brasil, Dudu continuou seguindo a programação de recuperação de forma presencial na Academia de Futebol. Durante o período em que o restante do elenco estava de férias, o jogador recebeu tratamento acompanhado por profissionais do Núcleo de Saúde de Performance do Palmeiras.
“Perdi um mês de férias, praticamente dezembro todo estive aqui treinando na Academia com os fisioterapeutas. Tenho de agradecer a eles pela força, por tudo que estão fazendo por mim. Os médicos também, estão todos aqui empenhados para que eu possa voltar bem e ajudar o Palmeiras como sempre fiz”, comentou o jogador.
Fora da pré-temporada
Desde sua chegada ao Palmeiras em 2015, esta temporada marca a primeira vez que Dudu enfrenta um período tão prolongado sem atuar no início do ano. Mesmo assim, o jogador expressou confiança em seu retorno e está ansioso para contribuir com o desempenho do elenco:
“Não é qualquer jogador que consegue uma décima temporada em um clube grande como o Palmeiras. Esta está começando um pouco diferente para mim, mas, com certeza, daqui a alguns meses estarei de volta para continuar a escrever minha história no clube, conquistando títulos e dando felicidade para o torcedor. Desde a minha primeira temporada, esse sempre foi o meu discurso, fazer o torcedor ir ao estádio e voltar feliz para casa. Será assim até o meu último dia aqui no Palmeiras.”
Enquanto os demais jogadores do elenco se reapresentaram na última segunda-feira e já iniciaram as atividades no campo, Dudu, em fase de recuperação, segue seu protocolo de tratamento. A equipe está programada para participar de um jogo-treino contra o Rio Branco nesta quarta-feira, às 10h, nas instalações da Academia de Futebol.
Quando será o retorno?
O Núcleo de Saúde e Performance do Palmeiras opta por não estipular um prazo exato para o retorno de atletas lesionados. Com base em lesões semelhantes enfrentadas por outros jogadores nos últimos anos, a tendência é que o retorno de Dudu seja em breve.
A estimativa para a lesão do mesmo grau de Dudu é entre nove e dez meses. Dessa forma, estima-se que o atacante deva estar completamente recuperado por volta de maio a junho de 2024.