Lenda do futebol e ex-jogador alemão, Franz Beckenbauer morreu no último domingo (7), aos 78 anos de idade. As informações foram relatadas pela agência de notícias DPA, da Alemanha.
A família oficializou o falecimento em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (8). De acordo com a nota emitida, Beckenbauer partiu em serenidade enquanto dormia, em sua casa e cercado de seus entes queridos:
É com profunda tristeza que informamos que meu marido e nosso pai Franz Beckenbauer faleceu pacificamente ontem cercado por sua família. Pedimos que possamos chorar em silêncio e que se abstenham de todas as perguntas.
A causa da morte de uma das grandes lendas do futebol não foi divulgada até o momento. Os familiares também não divulgaram detalhes sobre as despedidas ao ex-jogador.
Problemas de saúde
Nos últimos meses, o ex-atleta vinha lidando com questões de saúde. No final de dezembro, seu irmão relatou ao jornal alemão “Der Spiegel” que o estado de saúde de Beckenbauer estava significativamente instável.
Conforme relatado pela reportagem, o ex-jogador de futebol teria realizado duas cirurgias cardíacas. Além disso, Franz Beckenbauer havia perdido a visão de um dos olhos.
Lenda do futebol
Um dos mais destacados jogadores alemães de todos os tempos, Beckenbauer foi o capitão da seleção alemã que conquistou a Copa do Mundo de 1974 e posteriormente treinou a equipe vencedora em 1990.
Conhecido como “Kaiser” (“o imperador”), ele deixou uma marca histórica como jogador, especialmente no Bayern de Munique.
Pelo clube alemão, Beckenbauer conquistou o título da Liga dos Campeões em três ocasiões (1973-74, 1974-75 e 1975-76).
Após deixar o clube alemão, desbravou novas aventuras em sua carreira. Beckenbauer vestiu a camisa do New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de jogar ao lado de Pelé.
Carreira como treinador
Após encerrar sua carreira como jogador, Beckenbauer assumiu o papel de treinador. Ele esteve à frente da seleção alemã, do Olympique de Marseille, da França, e do Bayern de Munique. Além disso, também teve funções em cargos administrativos na Federação Alemã e na FIFA.
Franz Beckenbauer também teve uma passagem pelo Hamburgo em sua carreira. Com o Bayern de Munique, foi campeão da Liga dos Campeões em três ocasiões. Além disso, na seleção alemã, foi parte fundamental da conquista da Copa do Mundo de 1974.
Beckenbauer ganhou ainda mais destaque ao se tornar uma das três pessoas no mundo a conquistar a Copa do Mundo tanto como jogador quanto como treinador. O alemão triunfou como jogador na Copa da Alemanha em 1974 e como treinador na Copa da Itália em 1990.
Os outros dois que alcançaram essa façanha são Zagallo, que morreu no último sábado (6), vencendo as Copas como jogador em 1958 e 1962, como treinador em 1970, e atuando como coordenador em 1994. Didier Deschamps é o terceiro, vencendo como jogador em 1998 na França e como treinador em 2018 na Rússia.
Títulos
Como jogador, foram 19 taças erguidas:
- 1 Copa do Mundo
- 1 Eurocopa
- 3 Ligas dos Campeões
- 5 Campeonatos Alemães
- 1 Mundial de Clubes
- 4 Copas da Alemanha
- 1 Recopa da Europa
- 3 da NASL (EUA)
Além disso, foram outros quatro títulos como treinador:
- 1 Copa do Mundo
- 1 Copa da Uefa (atual Liga Europa)
- 1 Campeonato Alemão
- 1 Campeonato Francês