A temporada passada foi esquecida pelo Botafogo, que segue montando uma equipe forte para a conquista de novos títulos. Mais um reforço desembarcou no Alvinegro Carioca.
O Botafogo anunciou o zagueiro Alexander Barboza como seu novo reforço para a temporada de 2024, nesta segunda-feira (8). O jogador argentino, de 28 anos, estava no Libertad, do Paraguai.
A defesa do time carioca era um dos principais focos. Dessa forma, Barboza chega para reforçar a defesa do Alvinegro, que perdeu Adryelson para o Lyon.
Botafogo contrata Alexander Barboza
O zagueiro assinou contrato por três anos e chega sem custos de direitos. Barboza estava em negociação e prestes a acertar com o Fortaleza, comandado pelo técnico compatriota Juan Pablo Vojvoda.
O clube cearense havia acertado valores com o zagueiro. No entanto, nos últimos dias, o Botafogo manifestou interesse e conseguiu atravessar a negociação, acertando com o defensor argentino.
A carreira do zagueiro
O jogador foi revelado pelo River Plate, da Argentina, e teve passagens por Atlético Rafaela, Defensa y Justicia e Independiente na Argentina. Depois disso, o zagueiro optou por se transferir para o Libertad, no futebol paraguaio.
Os últimos anos foram os mais vitoriosos para o jogador, que conquistou três títulos do Campeonato Apertura do Paraguai e um Clausura. Dos 59 jogos disputados pelo time em 2023, Alexander Barboza esteve em campo em 44, sendo titular em 43 dessas partidas. Além disso, contribuiu com seis gols.
Alexander é canhoto. No entanto, atuou predominantemente como zagueiro central no Libertad. No Botafogo, o técnico Tiago Nunes utilizou essa formação na reta final de 2023.
Quem mais chega no time carioca?
O primeiro reforço anunciado pelo Botafogo foi o goleiro John, que estava no futebol espanhol por empréstimo do Santos. O defensor assinou por quatro temporadas com o clube carioca.
John era a opção principal do Botafogo para ser o novo goleiro na temporada de 2024, após a saída de Lucas Perri para o Lyon. O clube carioca negociou a contratação do jogador com o Santos, que detinha os direitos econômicos do goleiro.
Para acertar com o goleiro, o Botafogo desembolsará um 1,5 milhões dólares por 85% dos direitos do defensor, o equivalente a pouco mais de R$ 7 milhões na cotação atual.
O segundo reforço do time foi Jeffinho, que retornou por empréstimo. O jogador, que pertence ao Lyon, assinou até dezembro de 2024. Ele usará a camisa 47 novamente no Botafogo. O atacante foi destaque do time em 2022, após subir do time B para o elenco profissional sob o comando de Luís Castro.
Por fim, o terceiro reforço anunciado até agora é do zagueiro Lucas Halter. O zagueiro, de 23 anos, pertencia ao Athletico-PR, mas vestiu a camisa do Goiás na última temporada. O jogador, inclusive, já trabalhou com o técnico Tiago Nunes no Furacão e agradava também a diretoria.
A diretoria do Botafogo quer reforçar cinco posições, no mínimo, para esta temporada. Além dos quatro reforços já anunciados até o momento, o time carioca está negociando com Gregore, volante do Inter Miami, e com Savarino, que já aceitou a oferta e deve ser anunciado nos próximos dias.