O atacante Rogelio Funes Mori, de 32 anos, era o grande alvo do Grêmio para o setor ofensivo. Com a saída de Luís Suárez, o time gaúcho segue em busca de um centroavante e estava em conversas avançadas com o argentino.
Porém, o destino do jogador foi traçado. Funes Mori foi anunciado como novo reforço do Pumas-MEX. As informações são divulgadas pelos principais veículos de imprensa do México.
Acerto com o Pumas
De acordo com os jornalistas locais, o jogador do Monterrey-MEX teria escolhido permanecer no país. Com isso, o atacante argentino optou por desistir da possibilidade de atuar no Tricolor Gaúcho.
Além disso, a mídia internacional destacou que o jogador, apesar de evoluir nas conversas com o Grêmio, não tinha o desejo de voltar a atuar no futebol sul-americano.
“As partes acabaram de chegar a um acordo para que o Funes Mori seja jogador do Pumas. Será anunciado oficialmente nas próximas horas. O jogador não queria ir para a América do Sul”, contou o jornalista Alberto Villanueva, do canal de televisão TUDN, do México.
“[Funes Mori] Queria ou ir para os Estados Unidos ou permanecer no México, onde tem imóveis e negócios e onde vive com seus filhos pequenos”, contou o comunicado ao GZH.
Grêmio procura centroavante
Até o momento, a direção do Grêmio não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. No entanto, até a última quinta-feira (4), o Tricolor Gaúcho mantinha uma negociação considerada avançada tanto com o jogador quanto com o Monterrey. Alguns detalhes ainda precisavam ser acertados para finalizar o acordo.
Caso a transferência de Funes Mori para o Pumas seja confirmada, a direção do Grêmio deverá redirecionar seus esforços para outros alvos. Vincent Aboubakar, do Besiktas-TUR, é um nome que está em pauta, mas a negociação é considerada desafiadora.
Tricolor no mercado da bola
O Grêmio já oficializou duas contratações para a próxima temporada. O time assinou com o volante Dodi e o atacante venezuelano Soteldo. Ambos estavam no Santos.
Além disso, a equipe gaúcha tem uma negociação avançada com o goleiro argentino Agustín Marchesín, que atualmente defende o Celta de Vigo-ESP.
Ainda buscando reforços, o clube tem como alvos um zagueiro, um lateral-esquerdo, um volante e um atacante de velocidade. O substituto de Luís Suárez ainda não foi definido.
Substituto de Suárez
O Grêmio está em busca de um grande nome para reforçar o ataque. A intenção é adquirir um jogador de peso, semelhante à contratação bem-sucedida de Luis Suárez.
Entretanto, os dirigentes enfrentam desafios nessa busca por um substituto para o uruguaio. Diversos nomes, como Di Maria, Aboubakar e até Deyverson, foram especulados nos últimos dias.
O presidente Alberto Guerra e o vice de futebol Antonio Brum participaram de um podcast apresentado pelo jornalista Duda Garbi na noite desta segunda-feira (1º). Os dirigentes reconheceram a busca por uma contratação de impacto, mas revelaram muitas dificuldades nessa empreitada.
Embora Di Maria tenha sido sondado na metade de 2023, não houve nenhuma tentativa de contratação do argentino neste momento.
Segundo Brum, Deyverson nunca foi tentado. Já Di Maria teria recusado a proposta do Grêmio e deve seguir no Benfica. Por fim, sobre Aboubakar, Alberto Guerra comentou sobre as negociações.
“Esse é um ‘jogadoraço’. O ‘não’ nós já temos. Fomos atrás para saber a condição, se quer jogar, quanto ganha e se viria para o Brasil”, informou o presidente Alberto Guerra. A imprensa turca noticiou no final de semana que o Besiktas teria três propostas na mesa, e uma delas seria do próprio Grêmio.