Nesta sexta-feira (6), o Palmeiras divulgou a oficialização da contratação de Caio Paulista. A realização de exames do jogador na Academia do Futebol aconteceu na última quarta-feira (3).
Há muito tempo já se falava sobre a chegada do jogador, mas o clube estava aguardando apenas os trâmites burocráticos para a formalização da contratação. Caio Paulista assinou um contrato de cinco anos, com validade até dezembro de 2028.
Contratação de Caio Paulista
O clube utilizou uma abordagem descontraída, inspirada no Big Brother Brasil, para anunciar o jogador em suas redes sociais. O programa da Globo começará a revelar, a partir desta sexta-feira, os participantes de sua edição de 2024.
O lateral-esquerdo, de 25 anos, foi adquirido do Fluminense após se destacar enquanto atuava pelo São Paulo. Ele esteve no clube paulista por empréstimo ao longo da última temporada.
No vídeo de anúncio, Caio Paulista comemorou a ida ao Palmeiras e destacou a estrutura proporcionada pelo clube. Segundo ele, é uma “estrutura de primeiro mundo”.
“Estou muito feliz por estar aqui. O que vi na Academia de Futebol concretizou o que já havia escutado de companheiros que estiveram aqui: a estrutura é de Primeiro Mundo! Hoje eu pude ver com meus próprios olhos… Fico feliz e espero usufruir de toda essa estrutura para evoluir”, disse o lateral.
Valores
O Palmeiras acertou o pagamento de 3,8 milhões de euros (cerca de R$ 20,4 milhões) ao Fluminense pela aquisição de Caio Paulista. A permanência do atleta no São Paulo chegou a ser considerada certa há meses, causando desconforto no clube devido ao inesperado desfecho da transferência.
Caio Paulista estava emprestado ao clube do Morumbi. No contrato, havia uma cláusula de compra fixa no valor de 3,5 milhões de euros (equivalente a R$ 18,7 milhões). O São Paulo, inclusive, chegou a manifestar a intenção de compra e, desde então, estava em negociações para acertar um parcelamento junto ao Fluminense.
Ao mesmo tempo, o Palmeiras consultou o agente do atleta, Eduardo Uram, e o Fluminense para entender as condições do negócio. O clube alviverde apresentou propostas mais vantajosas, inclusive em termos salariais, visando assegurar a contratação do jogador.
A carreira do jogador
Caio Paulista, de 25 anos, passou pelas categorias de base do Ceará, Fluminense e Avaí. Ele subiu ao profissional em 2018 pelo clube catarinense, onde estava por empréstimo do Tombense.
Em 2020, ele retornou ao Fluminense. Dessa forma, o lateral participou de três temporadas completas pela equipe carioca. Ao todo, o atleta acumulou 122 jogos, nove gols e oito assistências nesse período.
Dessa forma, Caio Paulista chamou a atenção do São Paulo e mudou-se por empréstimo no início de 2023. Apesar de ser um atacante de origem, se destacou como lateral-esquerdo no clube, inclusive contribuindo com um dos gols que resultaram na eliminação do Palmeiras na Copa do Brasil.
Ao longo do ano, o jogador participou de 50 partidas. Ao todo, o lateral-esquerdo marcou cinco gols, além de distribuir duas assistências.
No Palmeiras
No Palmeiras, Caio Paulista chega com a polivalência como sua principal característica. Isso porque ele pode desempenhar funções como lateral-esquerdo, competindo por posição com Piquerez e Vanderlan.
Também pode atuar no ataque, podendo formar uma dobradinha semelhante à utilizada por Abel Ferreira na ala direita, ao lado de Marcos Rocha e Mayke.