O mercado da bola de hoje (3) teve como principais destaques a venda de Marcos Leonardo pelo Santos ao Benfica. Depois de muitos entraves sobre a permanência ou não do jovem na Vila Belmiro, o Peixe consolidou a venda da “joia promissora” do clube ao time de Portugal.
A transferência foi realizada pelo valor de 18 milhões de euros (cerca de R$ 96,7 milhões, na cotação atual) por um contrato de cinco anos com o clube português. O Santos ainda manterá uma participação de 10% em uma eventual valorização futura (mais-valia) de Marcos Leonardo. O pagamento da quantia acordada será feito de forma parcelada.
Acordo entre Santos e Benfica
Com a cláusula de mais-valia, o Santos ganha 10% do valor que excede os 18 milhões de euros pagos em uma futura venda, representando o lucro da próxima transação. Se, por exemplo, o Benfica vender o atacante por 20 milhões de euros, o Peixe teria direito a 10% dos 2 milhões de euros adicionais, conforme estabelecido na cláusula contratual.
O Benfica, em um primeiro momento, propôs apenas 10 milhões de euros pela transferência de Marcos Leonardo. Contudo, durante as negociações, os portugueses cederam e concordaram com o teto estabelecido em contrato, resultando na venda por 18 milhões de euros.
O ex-presidente Andres Rueda já havia firmado um contrato com os agentes do atacante, estipulando uma “obrigação de venda” nesta janela de transferência caso uma proposta de 18 milhões de euros fosse apresentada. O acordo foi assinado em agosto do ano passado pelo Santos.
Negociações
A negociação foi conduzida diretamente entre os dois clubes, sem a participação da empresária Rafaela Pimenta. A Dodici Sports BR, empresa que representa o jogador, abriu mão dos 10% dos direitos aos quais teria direito para colaborar com o Santos no fechamento do acordo.
O presidente Marcelo Teixeira, que assumiu o cargo na última terça-feira (2), já havia indicado que realizar a venda do jogador em uma publicação no Instagram ao lado de um dirigente do Benfica. Na ocasião, foi mencionado que o Santos detinha 70% dos direitos econômicos do jogador.
Marcos Leonardo já se despede do Santos, onde foi revelado, e viajará ainda nesta semana para realizar exames médicos e concluir a assinatura do contrato com o Benfica.
Carreira de Marcos Leonardo
Ao todo, Marcos Leonardo acumula 168 jogos pela equipe principal do Santos, com 54 gols marcados durante esse período. Embora não tenha conquistado títulos pelo clube, o atacante foi o protagonista da equipe nas temporadas de 2022 e 2023.
Marcos Leonardo não estava nos planos do Santos para o ano de 2024, e já sabia que seria negociado. O jogador expressou o desejo de deixar o clube ainda no ano anterior, mas permaneceu até o segundo semestre. Mesmo assim, não conseguiu evitar o rebaixamento da equipe à Série B do Brasileirão.