Nino está deixando o Fluminense. O zagueiro, que foi o capitão na inédita conquista da Libertadores, assinou um contrato válido por quatro temporadas, até junho de 2028, com o Zenit, da Rússia.
A transferência para o clube europeu custou 5 milhões de euros (cerca de R$ 27 milhões) aos cofres russos. A informação foi confirmada pela repórter Aline Nastari, da TNT Sports Brasil. Tanto ele quanto o volante André estavam entre os principais candidatos a deixar o clube em 2024.
Nino é vendido ao Zenit
O contrato de Nino com o Fluminense era válido até dezembro deste ano. Esta última janela de transferências representava a última oportunidade para o clube negociá-lo sem o risco de deixá-lo sair a custo zero. O zagueiro, de 26 anos, já havia manifestado o desejo de se transferir para o futebol europeu.
A partir do meio do ano, Nino teria a possibilidade de assinar um pré-contrato com outra equipe e encaminhar sua saída no final do ano. O Fluminense, inclusive, já se antecipou à saída do seu capitão ao trazer Antônio Carlos, contratado do Orlando City, como reforço para a posição.
O Fluminense detém 60% dos direitos econômicos do zagueiro Nino, enquanto o Criciúma possui os outros 40%. Na prática, o Time de Guerreiros deixa de arrecadar pouco mais de R$ 6 milhões ao aceitar um valor um pouco abaixo da multa do atleta na negociação com o Zenit.
No que diz respeito ao salário, a proposta para Nino é mais vantajosa em comparação ao que ele receberia quando esteve próximo de se transferir para o Tigres, do México, em 2022.
O zagueiro também não deve comparecer à reapresentação marcada para o dia 23 de janeiro, quando o elenco que disputou o Mundial de Clubes é esperado para se apresentar no CT Carlos Castilho.
No acordo entre o clube e o jogador, qualquer proposta do exterior acima de 5 milhões de euros seria aceita. Além do Zenit, o Nottingham Forest e o Real Betis manifestaram ao empresário do jogador o interesse em contratá-lo. No entanto, nenhuma outra proposta oficial chegou ao Tricolor.
Carreira de Nino
Revelado pelo Sport, Nino chegou ao Fluminense em 2019, inicialmente emprestado pelo Criciúma. Ao final daquela temporada, o Tricolor exerceu o direito de compra do zagueiro. Durante sua trajetória no clube, o defensor disputou 244 jogos, marcou 13 gols e conquistou os títulos do Campeonato Carioca em 2022 e 2023, além da Copa Libertadores em 2023.
O atleta é um dos jogadores do Fluminense com mais partidas disputadas na principal competição sul-americana, a Copa Libertadores.
- 1º- Fred – 29 jogos;
- 2º- Thiago Neves – 28 jogos;
- 3º- Edinho – 24 jogos;
- 4º- Nino – 24 jogos;
- 5º- Conca – 22 jogos