Fernando Diniz conquistou a quinta posição como melhor técnico de clubes do mundo, sendo o único brasileiro presente na lista da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). O treinador acumulou 33 pontos. O vencedor da eleição foi Pep Guardiola, do Manchester City, com 281 pontos.
O treinador brasileiro conquistou um total de 33 pontos, superando figuras como Jürgen Klopp, do Liverpool, que ficou em décimo lugar com seis pontos.
Melhores técnicos
Fernando Diniz, treinador do Fluminense, destaca-se como o primeiro não-europeu entre os sete primeiros colocados e é o único representante de um time fora da Europa na lista da entidade. A IFFHS divulgou os resultados dos 10 melhores técnicos em sua eleição.
A lista ficou em:
- Pep Guardiola (Manchester City): 281
- Carlo Ancelotti (Real Madrid): 56
- Luciano Spaletti (Napoli): 53
- Simone Inzaghi (Inter de Milão): 51
- Fernando Diniz (Fluminense): 33
- Mikel Arteta (Arsenal): 30
- Xavi (Barcelona): 26
- Ange Postecoglou (Celtic/ Tottenham): 12
- Unai Emery (Aston Villa): 8
- Jürgen Klopp (Liverpool): 6
Abel Ferreira, do Palmeiras, também participou da disputa. No entanto, não conseguiu garantir um lugar no top-10.
Guardiola foi agraciado como o melhor treinador do mundo pela terceira vez, adicionando esta conquista às anteriores de 2009 e 2011. Por sua vez, Diniz fez história ao tornar-se o primeiro não-europeu a figurar entre os sete primeiros colocados.
“Durante o ano civil de 2023, Pep Guardiola ganhou tudo: a Premier League, a FA Cup, a UEFA Champions League, a Supertaça Europeia e o Mundial de Clubes da FIFA! Assim, ele consolidou seu lugar como um dos maiores dirigentes da história do futebol”, disse a entidade.
A IFFHS destaca que Pep “é o único técnico a ter vencido 4 Mundiais de Clubes por três clubes diferentes (FC Barcelona, FC Bayern München e Manchester City)”. São 37 títulos conquistados em apenas 14 anos de carreira.
Melhores jogadores
Entre os jogadores, Cano era o representante do futebol brasileiro na lista, mas não foi classificado entre os que receberam pontos. O único brasileiro presente na lista foi o atacante Vini Jr., do Real Madrid, que recebeu oito votos.
O atacante Haaland, do Manchester City de Guardiola, foi o vencedor com 208 pontos. Essa foi a primeira vez que um norueguês conquistou o prêmio.
Confira a lista:
- Haaland (Manchester City): 208
- Mbappé (PSG): 105
- Messi (PSG/Inter Miami): 85
- Rodri (Manchester City): 55
- Bellingham (Borussia Dortmund/Real Madrid): 34
- Harry Kane (Tottenham/Bayern de Munique): 18
- Bernardo Silva (Manchester City): 9
- Vini Jr (Real Madrid): 8
- Lautaro Martínez (Inter de Milão): 7
- Cristiano Ronaldo (Al Nassr): 6
- Salah (Liverpool): 5
- Oshimen (Napoli): 5
- Gundogan (Manchester City): 4
- Lukaku (Inter de Milão): 3
Endrick na lista
Jovem promessa do futebol brasileiro, o atacante do Palmeiras foi eleito o 10º melhor jogador com 20 anos ou menos. Ele foi o único brasileiro na lista dos jogadores que receberam votos.
Savinho, do Girona, e Vitor Roque, atualmente no Barcelona, também estiveram na disputa, mas não obtiveram pontuações. Por isso, ficaram de fora – assim como Germán Cano.
A lista ficou assim:
- Jude Bellingham (Borussia Dortmund / Real Madrid): 276
- Jamal Musiala (Bayern de Munique): 120
- Gavi (Barcelona): 82
- Lamine Yamal (Barcelona): 21
- Warren Zaire-Emery (PSG): 11
- Florian Wirtz (Bayer Leverkusen): 9
- Alejandro Garnacho (Manchester United): 8
- Rasmus Hojlund (Manchester United): 8
- Pedri (Barcelona): 6
- Endrick (Palmeiras): 5